O que a silicose afeta?

O que a silicose afeta?

A silicose é, pois, uma doença profissional e geralmente afeta os mineiros que trabalham em túneis e galerias e todas as demais pessoas expostas ao pó de sílica. A sílica se deposita nos alvéolos pulmonares, causando graves danos a eles e levando a uma fibrose pulmonar nodular irreversível.

É forma de pneumoconiose causada pela inalação de finas partículas de sílica cristalina?

A silicose é uma forma de pneumoconiose causada pela inalação de finas partículas de sílica cristalina e caracterizada por inflamação e cicatrização em forma de lesões nodulares nos lóbulos superiores do pulmão. Provoca, na sua forma aguda, dificuldades respiratórias, febre e cianose.

Quais as consequências da pneumoconiose?

Assim, ao trabalhar, a pessoa inspira essas substâncias e, com o passar do tempo, pode ocorrer fibrose pulmonar, dificultando expansão dos pulmões e resultando em complicações respiratórias, como bronquite ou enfisema crônico.

O que é sílica nos pulmões?

Silicose caracteriza-se pela formação de protuberâncias (nódulos) e tecido fibroso nos pulmões. É a mais antiga doença pulmonar ocupacional conhecida e é causada pela exposição a partículas inaladas de sílica, principalmente a partir de quartzo nas rochas, areia e substâncias similares.

O que é asbestose pulmonar?

É uma doença do sistema respiratório provocada pela aspiração de poeira contendo asbesto. Também conhecida como fibrose pulmonar por exposição ao asbesto, esta complicação promove uma fibrose pulmonar crônica que não pode ser revertida. O asbesto é comercialmente chamado de amianto.

O que quer dizer sílica?

A sílica é o mineral dióxido de silício que está presente nas rochas, areias, quartzo, quartzito e em outros materiais. A inalação do seu pó causa a silicose.

Como tratar a silicose?

Tratamento de Silicose

  1. Medicações para tosse.
  2. Antibióticos para infecções respiratórias.
  3. Inalação com remédios para abrir as vias aéreas.
  4. Uso de máscaras de oxigênio (em alguns casos)
  5. Transplante de pulmão (para pacientes com a doença muito avançada).

O que fazer depois de inalar poeira?

Para prevenir as crises de alergia à poeira é importante tomar medidas de controle ambiental, como por exemplo:

  1. Manter a casa arejada;
  2. Fazer higiene da casa regularmente;
  3. Evitar travesseiros e edredom de pena ou algodão, optando por tecidos sintéticos de poliéster;
  4. Limpar o chão com pano úmido para não levantar poeira;

Qual maior responsável pela ocorrência da silicose?

Dados nacionais sugerem ser Minas Gerais o Estado com maior número de casos se silicose, com um registro documentado pelo MS de 7416 casos, a maior parte proveniente de mineração de ouro da região de Nova Lima e Raposos.

Como acontece a destruição dos alvéolos?

Esta destruição acontece nos alvéolos onde é feita a troca gasosa, ou seja, onde absorvemos oxigênio e liberamos dióxido de carbono. Normalmente o enfisema se deve ao tabagismo, podendo também ser causado por vapores químicos ou poluentes, por exemplo.

Qual é a implicação da destruição dos alvéolos pulmonares?

Enfisema pulmonar ou apenas enfisema é uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) causada pela exposição demasiada a agentes poluentes e químicos, como fumaça e cigarro. Isso provoca a gradativa destruição dos alvéolos pulmonares.

Porque pessoas com doenças respiratórias como o enfisema?

Primeiramente, a enfisema pulmonar faz os alvéolos pulmonares se dilatarem e, com isso, acarreta a diminuição do contato do mesmo com a corrente sanguínea... Quando uma pessoa realiza uma atividade física que exija uma grande quantidade de oxigênio no sangue e a pessoa tem essa doença ela se cansará mais pelo fator de ...

O que é uma Hematose pulmonar?

A hematose acontece quando o oxigênio proveniente da respiração pulmonar chega aos alvéolos pulmonares. Nesse local, o oxigênio difunde-se para o sangue presente nos capilares à sua volta e o gás carbônico presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos (trocas gasosas).

Porque as pessoas com enfisema pulmonar tem como sintomas a redução da capacidade respiratória e a falta de ar?

Resposta: Pois o pulmão é o lugar onde o ar fica, e se tiver alguma doença no pulmão, como Enfisema Pulmonar,o ar não fica bom lá dentro, então ele não entra mais e pode acontecer a falta de ar.

Como estabilizar enfisema pulmonar?

Como é feito o tratamento para Enfisema Pulmonar

  1. Broncodilatadores. O uso de medicamentos que dilatam as vias aéreas são a principal forma de tratamento do enfisema, geralmente, feitos na forma de bombinhas inalatórias. ...
  2. Glicocorticoides. ...
  3. Reabilitação pulmonar. ...
  4. Oxigênio. ...
  5. Vacinas. ...
  6. Outros remédios. ...
  7. Cirurgia. ...
  8. Parar de fumar.

Qual a diferença de enfisema pulmonar e embolia pulmonar?

Enfisema é a destruição dos alvéolos pulmonares enquanto que embolia é a obstrução de uma artéria ou veia pulmonar importante.

Como identificar uma embolia pulmonar?

Os médicos costumam diagnosticar a embolia pulmonar procurando por uma obstrução da artéria pulmonar através da angiografia por tomografia computadorizada (TC) ou cintilografia pulmonar.

Como identificar embolia pulmonar?

Para identificar um caso de embolia pulmonar, deve-se ficar atento a alguns sintomas como:

  1. Sensação repentina de falta de ar;
  2. Dor no peito que piora ao respirar fundo, tossir ou comer;
  3. Tosse constante e que pode conter sangue;
  4. Inchaço das pernas ou dor ao movimentar as pernas;
  5. Pele pálida, fria e azulada;