Quais são os princípios fundamentais da burocracia?

Quais são os princípios fundamentais da burocracia?

139), os princípios básicos da burocracia são os seguintes: A existência de funções definidas e competências rigorosamente determinadas por leis ou regulamentos. ... Portadores de diplomas legalmente estabelecidos têm o mesmo direito de concorrer para o exercício de um determinado cargo.

O que diz a teoria estruturalista?

A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. ... Portanto, o todo é maior do que a simples soma das partes. O que significa que os sistemas organizacionais não são a mera justaposição das partes.

Qual é o objetivo da teoria estruturalista?

A Teoria Estruturalista focaliza o “homem organizacional”, a pessoa que desempenha diferentes papéis em várias organizações. ... Capacidade de adiar as recompensas e poder de compensar o trabalho rotineiro na organização em detrimento de preferências pessoais.

Quais são os pontos positivos da teoria estruturalista?

Aspectos positivos: O estruturalismo facilita uma abordagem múltipla na análise das organizações, porque é a convergência das várias teorias, nesta teoria organização é vista como uma unidade social grande e complexa.

Quais são os principais aspectos do estruturalismo?

Teoria estruturalista A totalidade, a interdependência das partes e o fato de que o todo é maior do que a simples soma das partes são as características básicas do estruturalismo. Toda modificação de um elemento acarreta a modificação dos outros elementos e relações.

São ideias centrais da teoria estruturalista?

Enquanto a Teoria Clássica se concentrava na organização formal e a Teoria das Relações Humanas somente na organização informal, os estruturalistas apostaram no relacionamento entre ambas as organizações: a formal e a informal com abordagem múltipla. São ideias centrais da teoria estruturalista: 1.

Quem são os principais pensadores da teoria estruturalista?

Dentre os pensadores estruturalistas pode-se citar : Max Weber, Robert K. Merton, Philip Selznick, Alvin Gouldner, Amitai Etzioni e Peter M.

Qual a variável da abordagem estruturalista?

A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. Portanto, o todo é maior do que a simples soma das partes. O que significa que os sistemas organizacionais não são a mera justaposição das partes.

Qual foi a tentativa do professor Amitai Etzioni na teoria estruturalista?

MODERN ORGANIZATIONS - Por Amitai Etzioni, Englewood Cliffs, Prentice Hall, 1964, 120 páginas. ... O livro em questão é uma tentativa do Professor ETZIONI de cobrir historicamente o desenvolvimento da teoria da organização, iniciando-se com a chamada "Escola Clássica" e chegando até o "Estruturalismo".

Quais foram as críticas feitas para a teoria estruturalista?

Chiavenato finaliza o capítulo dedicado ao estruturalismo abordando as principais críticas existentes à teoria estruturalista: tentativa de convergência de abordagens técnicas e sociais; ampliação da abordagem – indivíduo e suas relações; dupla tendência – integrativa e conflito; abordagens amplas de diferentes ...

Como se explica a crítica ênfase nas pessoas?

ÊNFASE NAS PESSOAS é o foco das teorias que consideram a Administração uma ciência aplicada sobre as pessoas e suas atividades dentro das organizações, como no caso da Teoria das Relações Humanas e Teoria Comportamental.

Como a teoria estruturalista abordava o conflito nas organizações?

Resumo: Ao estudar organizações sob a visão estruturalista, realiza-se uma análise dos fatores que compõe o contexto organizacional e verifica-se a integração e interdependência desses fatores.

Qual a classificação de poder proposta por Etzioni?

Etzioni afirma que outros nomes para esse poder seriam persuasivo, manipulativo, ou sugestivo. O poder normativo, por sua vez, distingue-se em dois tipos: poder normativo puro e poder social.

Quais são os tipos de ambiente organizacional?

O ambiente organizacional pode ser dividido em: externo: representa o contexto no qual a organização existe e opera. ... interno: consiste nos elementos internos da organização, como trabalhadores, administradores, cultura organizacional, tecnologia, estrutura organizacional e suas instalações.