Qual o tipo de transitividade do verbo destacado facilitou no texto lido * 1 ponto a?

Qual o tipo de transitividade do verbo destacado facilitou no texto lido * 1 ponto a?

* 1 ponto a) Transitivo direto, porque a pergunta feita ao verbo dar é "o quê?" e não há preposição ligando o verbo ao objeto.

Qual a transitividade do verbo vi?

O verbo ver pode atuar como verbo transitivo direto relativo, com o auxílio da preposição com no complemento relativo, quando apresenta o sentido de consultar ou solicitar um serviço: Veja isso com o diretor. Você quer que eu veja esse assunto com quem?

O que é transitividade verbal e como se classificam os verbos?

Um verbo que tem um objeto direto como complemento é chamado de transitivo direto. ... Um verbo que tem um objeto indireto como complemento é chamado de transitivo indireto. Um verbo que tem um objeto direto e um objeto indireto como complementos é chamado de transitivo direto e indireto.

Quanto à transitividade como podem ser classificados na tira os verbos ligar e escrever?

Resposta. Mandar é um verbo transitivo direto,pois exige complemento sem preposição para fazer sentido.

O que é transitividade verbal e exemplos?

A transitividade verbal indica a relação entre os verbos transitivos e os seus complementos. Isso porque, sozinho, o verbo transitivo não tem sentido completo, o que significa que ele tem que transitar para um elemento que o complete. Exemplos: Entregaram a encomenda.

O que são verbos Intransitivos de exemplo?

Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.

Qual a transitividade de posso fazer?

Resposta: Transitivo: é o verbo considerado de sentido incompleto, que exige complemento que lhe integre o sentido.

Qual é a transitividade do verbo fazer nesse contexto?

O verbo FAZER, por ter muitas acepções, permite construções sintáticas várias. Assim, o primeiro exemplo é mais clássico, no qual se apresenta o verbo como TRANSITIVO DIRETO, sendo “Flamengo”, nesse caso, um predicativo do objeto direto (me).

Qual é a transitividade do verbo pendurar no excerto explique?

Resposta. Resposta: suspender e fixar (alguma coisa) a certa altura do chão.

Quais são os dois verbos do poema moda?

No poema "Moda", de Ulisses Tavares, temos a presença de dois verbos: "passar" e "ficar" nos versos "a moda passa/eu fico". 2. Os dois verbos, tanto "passa" quanto "fica" são verbos intransitivos porque não precisam ser complementados.

O que é verbo transitivo indireto exemplo?

São verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição. Esses pronomes eliminam a preposição. ... Por exemplo, o verbo obedecer exige a preposição a, pois “quem obedece, obedece A algo/ A alguém”.

O que é verbo intransitivo direto?

Verbos intransitivos são verbos com significado completo, não sendo necessária a junção de objeto direto e objeto indireto para complementar o seu sentido. Referem-se a ações que iniciam e terminam no próprio sujeito, não transitando para um objeto.

O que é verbo transitivo direto e objeto direto?

Verbos transitivos diretos são verbos que necessitam de um objeto direto para completar o seu sentido. Sem esse complemento, apresentam um sentido incompleto. Os verbos transitivos diretos não necessitam de preposição para estabelecer regência verbal com o objeto direto.

O que é o objeto direto e indireto?

O Objeto Direto é um complemento verbal que, geralmente, não é acompanhado por preposição. O complemento que não é obrigatoriamente acompanhado por preposição é chamado de objeto direto, enquanto que o complemento que exige preposição é chamado de objeto indireto. ...