Que teste laboratorial é realizado inicialmente para diferenciar as bactérias do gênero Staphylococcus de Streptococcus?

Que teste laboratorial é realizado inicialmente para diferenciar as bactérias do gênero Staphylococcus de Streptococcus?

Rotineiramente, o teste da catalase é utilizado para diferenciar os estafilococos (catalase positiva) dos estreptococos (catalase negativa).

Como é realizado o diagnóstico específico de estafilococos e estreptococos?

A diferenciação entre os estreptococos e os estafilococos se dá, seguramente, pela prova da catalase. Com a alça bacteriológica ou com um palito coleta-se o centro de uma colônia suspeita e esfrega-se em uma lamina de vidro. Colocar sobre este esfregaço uma gota de água oxigenada a 3% e observar a formação de bolhas.

Como é feito o diagnóstico laboratorial do Streptococcus pneumoniae?

Este exame proporciona um diagnóstico ágil de pneumonia por pneumococo por meio da detecção de antígenos solúveis de S. pneumoniae na urina dos pacientes infectados. O teste é rápido e o resultado pode ser fornecido no mesmo dia do recebimento da amostra.

Como identificar a Streptococcus pneumoniae?

pneumoniae são lisas, pequenas, brilhantes, côncavas, podendo exibir uma zona de depressão central causada por uma autólise parcial das células bacterianas. Se o meio de cultura contiver sangue, principalmente de carneiro, as colônias serão circundadas por um halo esverdeado de hemólise parcial ou hemólise alfa.

Como identificar Neisseria meningitidis?

Para a confirmação do diagnóstico, amostras do líquido cérebro-espinhal ou do sangue são colocadas em meio de cultura propício ao crescimento de N. meningitidis. O aparecimento de colônias da bactéria significa que o resultado é positivo.

Qual é o agente causador da meningite?

Existem muitos tipos de bactérias que podem causar meningite. As principais causas no Brasil são:

  • Neisseria meningitidis (meningococo)
  • Streptococcus pneumoniae (pneumococo)
  • Haemophilus influenzae.
  • Mycobacterium tuberculosis.
  • Streptococcus sp., especialmente os do Grupo B.
  • Listeria monocytogenes.
  • Escherichia coli.

Como se chama o exame de sangue para detectar meningite?

O diagnóstico das meningites virais também pode ser realizado através dos exames de sangue, urina e fezes....Exame de sangue, urina e fezes

  1. Glicose < 34mg/dl ou Glicose liquor/ séria 220 mg/dl.
  2. Leucócito >2000 ou Neutrófilos > 1180.

Como identificar moleira alta?

Quando a moleira está alta e tensa, não flexível, pode ser sinal de aumento da pressão dentro do crânio. Quando a moleira está afundada e a criança estiver quieta, sem interesse em mamar e com diminuição do xixi, podemos pensar em desidratação. Em ambas situações, a avaliação do pediatra é muito importante.

O que pode ser quando a moleira está alta?

Moleira alta: pode ser resultado de aumento da pressão craniana no bebê ou de um quadro de infecção. Nesse caso, é imprescindível levá-lo ao médico.

O que significa moleira inchada?

A principal causa de moleira alta ou inchada na criança é o aumento da pressão cerebral, o que pode ser desencadeada por inflamações ou armazenamento irregular de líquidos na região do crânio.

O que fazer quando a moleira do bebê está baixa?

A moleira funda no bebê pode ser sinal de desidratação ou desnutrição e, por isso, caso se verifique que o bebê está com a moleira funda é recomendado levá-lo imediatamente ao pronto-socorro ou consultar o pediatra para receber o tratamento adequado, que pode incluir apenas alguns cuidados em casa como dar muitos ...

É normal a moleira do bebê mexer?

A moleira pulsando é outra coisa que pode causar preocupações, mas é completamente normal. “A cabeça do bebê é muito fina, por isso a pulsação do coração pode aparecer lá”, explicou Clay.

O que fazer quando a moleira do bebê fecha antes do tempo?

A cirurgia de fontanela fechada. O procedimento consiste na reconstrução da caixa craniana do bebê. A cirurgia de fontanela abre espaço para que o cérebro cresça e é muito invasiva mas que traz resultados muito satisfatórios.