O que é um Dofono no candomblé?

O que é um Dofono no candomblé?

A iniciação pode ser de apenas um Iaô ou pode ser de muitos. Nesse caso recebe o nome de "Barco de Iaô". Quando entra para fazer o santo sozinho será chamado de Dofono (homem) ou Dofona (mulher), por ser o primeiro e único. ... Essa sequência de nomes é usada na maioria das casas de candomblé de cultura Jeje-nagô.

Qual o nome de quem toca atabaque na Umbanda?

São três tipos de toques de atabaques na Umbanda, o RUM, RUMPI e LÊ.

  • RUM é o maior atabaque e possui o som maior e mais alto.
  • RUMPI é o segundo maior atabaque e possui um som médio, ele responde os toques do atabaque RUM.
  • LÊ é o atabaque do iniciante, ele tem um som mais agudo, que acompanha o RUMPI.

Qual é a matriz musical do instrumento chocalho?

Os chocalhos em fieiras são feitos de frutos – normalmente nozes e cocos – caracol, cabaça, élitros, garras e cascos de animais (anta, veado, boi).

Qual a diferença entre chocalho e chocalho?

Pequeno brinquedo, com badalo ou espécies de guizos, que faz um leve ruído, quando agitado, e que se dá a crianças desde que começam a brincar. Vaso ou cabaça com pedras dentro, que serve para produzir som que imita o de um chocalho. Órgão sonoro da cascavel, formado de peles ressecadas na extremidade da cauda.

Qual a diferença entre Maracá e chocalho?

O chocalho propriamente dito consiste num cilindro comprido oco, geralmente de metal, com objetos no seu interior (conchinhas, missangas, sementes etc.). ... As maracas são chocalhos típicos de alguns povos ameríndios. Os chocalhos pode ser confeccionados também artesanalmente, com latas e pedras.