Quais são os períodos da cirurgia?

Quais são os períodos da cirurgia?

O objetivo do ato cirúrgico é melhorar a saúde dos pacientes. O perioperatório é o lapso de tempo que envolve o ato cirúrgico. Está subdividido em três etapas: pré-operatório, operatório e pós-operatório.

O que é o período pré operatorio?

Período pré-operatório é aquele que decorre desde o diagnóstico cirúrgico da doença em questão até a data da realização do procedimento indicado.

Quais são os cuidados pré-operatório?

Orientação prévias para o paciente sobre a cirurgia antes da internação; Consentimento informado; Orientação e Treinamento do Paciente antes da Cirurgia para Autocuidado no Pós-operatório; Orientação sobre continuidade ou suspensão dos medicamentos de uso contínuo.

Qual a equipe da sala de recuperação Pós-anestésica?

O corpo funcional da SRPA é composta obrigatoriamente por um médico anestesiologista, um enfermeiro e técnicos plantonistas. A responsabilidade do médico plantonista da SRPA sobre o paciente, mesmo quando este seja acompanhado por médico assistente, inicia-se no momento de internação na SRPA.

O que tem na sala de recuperação Pós-anestésica?

O centro de Recuperação Pós-Anestésico é o local destinado ao atendimento intensivo do paciente, no período que vai desde sua saída da Sala de Operação até a recuperação da consciência, eliminação de anestésicos e estabilização dos sinais vitais.

O que é a SRPA?

A SRPA é o local destinado a receber pacientes em pós-operatório imediato submetidos às anestesias geral e/ou locorregional, onde são implementados cuidados intensivos, até o momento em que o paciente esteja consciente, com reflexos protetores presentes e com estabilidade de sinais vitais.

O que é a escala de bromage?

Resposta motora A última escala anexada ao instrumento é a escala modificada de Bromage, que avalia de 0 a 3 o retorno da atividade motora no período pós-anestésico.

Como calcular a escala de Aldrete e kroulik?

Atribui-se uma pontuação que varia de 0 a 2 para cada parâmetro, na qual o 0 indica condições de maior gravidade, o 1 corresponde a um nível intermediário e o 2 representa a melhor função.

Quais os parâmetros da escala de Aldrete e kroulik?

Sabe-se que, os parâmetros clínicos como pressão arterial, respiração, atividade muscular, saturação de O2 e consciência foram eleitos para compor o Índice Aldrete e Kroulik, uma vez que os autores os reconheceram como representantes dos sistemas fisiológicos alterados pelo procedimento anestésico.

Qual o índice de Aldrete e kroulik?

Nesse mesmo ano, eles desenvolveram o Índice de Aldrete e Kroulik (IAK), que, em 1995, foi submetido à atualização e hoje é o mais utilizado nas SRPA. Tem por objetivo sistematizar a observação das condições fisiológicas e a alta do paciente da sala de recuperação pós-anestésica(6).