O que é a Diagenese?

O que é a Diagenese?

Diagênese refere-se aos processos geológicos (físicos, químicos, biológicos,..) de baixa temperatura, como desidratação, cimentação, compactação, dissolução, reações minerais e outros que sucedem à deposição de sedimentos, levando, geralmente, a transformação destes em rochas sedimentares (litificação).

Quais são as fases da Diagênese?

O processo diagenético pode ser dividido em três fases: Eodiagênese que ocorre na superfície ou em níveis pouco profundos; a Metadiagênese que ocorre em profundidades de quilômetros, sob alta pressão e temperatura e a Telodiagênese que ocorre no retorno da camada à superfície.

O que é o processo de Litificação?

Também designado diagénese, define o processo pelo qual os sedimentos não consolidados são transformados em rochas sedimentares consolidadas. Uma das ações que afeta os sedimentos é a compactação.

O que é Diagenético exemplo?

Diagênese é o nome dado ao conjunto de transformações que o depósito sedimentar sofre após a deposição, consistindo em mudanças nas condições de pressão, temperatura, Eh, pH e pressão de água, ocorrendo dissoluções e precipitações a partir das soluções aquosas existentes nos poros.

Quais são os 3 tipos de rochas sedimentares?

Tipos de Rochas Sedimentares

  • Rochas Sedimentares Clásticas: oriundas do acúmulo de partículas de rochas já existentes.
  • Rochas Sedimentares Químicas: oriundas de restos de minerais e de processos químicos.
  • Rochas Sedimentares Orgânicas: oriundas de restos de animais.

Quais são os fatores que causam o metamorfismo?

As rochas metamórficas devem as suas características a diversos fatores, dos quais os mais importantes são: a composição das rochas preexistentes e que experimentam fenómenos de metamorfismo, a temperatura e a pressão durante o processo de metamorfismo, e os efeitos dos fluidos de circulação. ...

Onde podemos encontrar rochas metamórficas?

Tal fenômeno costuma ocorrer, principalmente, nas camadas medianas e profundas da crosta terrestre ou em regiões vulcânicas.

O que são conhecidas como rochas magmáticas?

Também chamadas de Rochas magmáticas, as Rochas ígneas caracterizam-se por serem formadas a partir da cristalização do magma gerado no núcleo da Terra e pela riqueza em minerais.