Qual é o artigo de assédio?

Qual é o artigo de assédio?

Art. 216-A. Constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função. Pena – detenção, de 1 (um) a 2 (dois) anos.

Como provar o assédio moral?

É importante que a vítima tente coletar o máximo de provas possíveis para comprovar o assédio. Isso pode ser feito através de e-mails, testemunhas ou mesmo gravações ambientais promovidas pelo empregado através de gravador do telefone celular, por exemplo.

Como processar o chefe por assédio moral?

O trabalhador que suspeitar estar sofrendo assédio moral em seu ambiente de trabalho deverá procurar seu sindicato e relatar o acontecido, assim como os órgãos: Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Superintendência Regional do Trabalho.

O que fazer quando seu chefe te trata mal?

Às vezes, conversar com os colegas de trabalho vai lhe trazer certo alívio, porque você perceberá que o problema não é só com você. Uma boa forma de gerenciar seu chefe monstro é acalmando-lhe o ego, com elogios e certas bajulações, mesmo que para isso um sapo fique entalado na sua garganta.

Quais os direitos do trabalhador que faz acordo com a empresa?

Ao pedir para sair, se um acordo não fosse definido, o funcionário perdia o acesso ao saldo do FGTS com a sua respectiva multa rescisória e o direito ao seguro-desemprego. O recebimento das verbas rescisórias em sua totalidade é um direito que o trabalhador tem ao ser demitido sem justa causa.

O que um líder deve evitar?

10 erros que todo líder deve evitar

  • Não ouvir a equipe. Uma das características das novas gerações é a necessidade de se sentir parte de um projeto. ...
  • Não estar preparado para mudanças. ...
  • Não ser transparente com a equipe. ...
  • Deixar de liderar pelo exemplo. ...
  • Ser extremamente centralizador. ...
  • Não reconhecer conquistas. ...
  • Cobrar metas irreais. ...
  • Não admitir erros.

Como agir com seus subordinados?

Motivação – Como deve agir um líder para motivar seus subordinados

  1. Evite julgamentos. É necessário neutralizar as emoções ao máximo no ambiente de trabalho, evitando fazer julgamentos e tomar conclusões baseadas em 'fofocas' e dando prioridade aos fatos concretos. ...
  2. Integre-se. ...
  3. Mantenha o foco. ...
  4. Incentive a autonomia.