Quais são os fatores que determinam a demanda?

Quais são os fatores que determinam a demanda?

A quantidade demandada depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor pela compra ou não de um bem ou serviço: o seu preço, o preço dos outros bens substitutos ou complementares, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo.

Quais são os principais fatores que afetam a demanda?

Algumas variáveis afetam ainda a demanda, sendo elas: riqueza ( e sua distribuição); renda (e sua distribuição); preço de outros bens; fatores climáticos e sazonais; propaganda; hábitos, gostos, preferências dos consumidores; expectativas sobre o futuro; facilidades de crédito.

Quais os fatores de produção que influenciam na determinação do desenvolvimento e produção de bens e serviços?

Tradicionalmente, os economistas identificaram três fatores essenciais para a produção de um bem ou serviço: a terra, o trabalho e o capital. Novas teorias econômicas foram, posteriormente, acrescentando elementos a esta divisão.

Quais são os fatores de produção fixos e variáveis?

Fatores fixos: são os fatores de produção que não variam com o nível de produção no curto prazo; b. Fatores variáveis: são os insumos cujas quantidades variam com o nível de produção no curto ou longo prazo.

Quais são os itens que remunera os fatores de produção?

Os fatores de produção são compostos, segundo o conceito inicial, por três itens: o capital, a terra e o trabalho. Cada um deles possui as suas características particulares, mas entende-se que compartilhem entre si três atributos principais: a adaptabilidade, a complementaridade e a substituibilidade.

Como são chamados esses fatores de produção ou recursos produtivos?

Os recursos produtivos, ou fatores de produção, correspondem aos elementos utilizados nos processos produtivos de todos os tipos de bens necessários à vida material. ... Assim, em linhas gerais, os principais recursos produtivos estão entre: trabalho, terra, matéria-prima, capital e capacidade de produção.

Quando todos os fatores são variáveis e o longo prazo?

Já no longo prazo, todos os fatores de produção são variáveis. ... A Lei dos Rendimentos Decrescentes pode ser assim enunciada: Elevando-se a quantidade do fator variável, permanecendo fixa a quantidade dos demais fatores, a produção inicialmente aumentará a taxas crescentes.

O que quer dizer a longo prazo?

Em economia, o longo prazo é o período de tempo conceptual para o qual não temos fatores de produção fixos. Em contraste com o longo prazo, no curto prazo temos fatores fixos, relativamente ao nível de produção escolhido.

Quando o produto total cai é correto afirmar que?

Resposta. Explicação: Quando o produto total começa a cair, significa que a produtividade marginal passou a ser negativa após o produto total atingir seu máximo. A produtividade média continua positiva (mas declinante) e superior à produtividade marginal.

Qual é a diferença entre curto e longo prazo?

O curto prazo corresponde aos fundos cujo prazo médio de vencimento dos títulos em carteira seja menor do que 365 dias. E longo prazo, corresponde aos fundos cujo prazo médio de vencimento dos títulos em carteira seja maior do que 365 dias.