Quantas pessoas morreram de sarampo antes da vacina?

Quantas pessoas morreram de sarampo antes da vacina?

Antes da introdução da vacina contra a doença, em 1963, e da vacinação das populações em massa, a cada 2-3 anos eram registradas importantes epidemias de sarampo, que chegaram a causar aproximadamente 2,6 milhões de mortes ao ano.

Quantas pessoas morreram de variola no mundo?

Estima-se que ao longo do século XX a varíola tenha causado entre 300 e 500 milhões de mortes. Em 1967 ocorriam ainda 15 milhões de casos por ano. Em 1798, Edward Jenner descobriu que a vacinação era capaz de prevenir a varíola. Em 1967, a Organização Mundial de Saúde intensificou as medidas para erradicar a doença.

Em que ano surgiu a cólera?

A cólera ocasionou seis pandemias entre 1817 e 1923. A atual, a sétima, começou na Indonésia em 1961, causada pelo biótipo El Tor. Disseminou-se por outros países na Ásia, Oriente Médio, África (70% dos casos notificados no mundo) e Europa, chegando à América do Sul em 1991, através de cidades litorâneas do Peru.

Em que ano surgiu a cólera no Brasil?

Num período de aproximadamente três anos, compreendido entre abril de 1991 e abril de 1994, o V. cholerae conseguiu adentrar em todas as regiões brasileiras, sendo o seu maior impacto sentido, devido à grande produção de casos, nas regiões Norte e Nordeste, com o Sul e Sudeste sendo poupados.

Como ocorre a transmissão da cólera?

A transmissão da cólera ocorre por via fecal-oral, ou seja, pela ingestão de água ou alimentos contaminados, ou pela contaminação pessoa a pessoa.

Qual é a origem da tuberculose?

Segundo estudo, bactéria que causa a doença surgiu na África e acompanhou humanos durante processo de expansão ao redor do planeta. A tuberculose surgiu na África há 70 000 anos – e a doença possui uma trajetória evolutiva próxima a dos seres humanos.

Como a tuberculose se espalhou pelo mundo?

Por ser a TB transmitida de pessoa para pessoa por via aérea (contágio ocorre através do ar), quanto maior o número de pessoas em áreas fechadas, maior a possibilidade de contaminação. Em várias civilizações antigas, os males, entre eles a TB, eram considerados resultado de castigo divino.

Como era feito o tratamento da tuberculose no século 19?

Desde o século XIX a doença era tratada com a terapêutica higieno-dietética, que consistia em uma boa alimentação, repouso e incorporava o clima das montanhas. Para isso, os pacientes eram isolados em sanatórios e preventórios.