Como terminou o Arcadismo?

Como terminou o Arcadismo?

O Arcadismo Português terminou em 1825, com a publicação do poema “Camões”, de Almeida Garrett, o qual inaugura uma nova fase: o Romantismo. O maior destaque na produção árcade portuguesa foram os poemas, sendo Bocage um dos maiores representantes.

Quais são os principais poetas arcades do Brasil?

Os principais autores árcades, assim como suas obras mais relevantes, são:

  • - Tomás Antônio Gonzaga.
  • - Basílio da Gama.
  • - Santa Rita Durão.
  • - Cláudio Manuel da Costa.

Qual era a relação entre a Inconfidência Mineira e o Arcadismo brasileiro?

No Brasil, o Arcadismo chega numa época em que os ecos de liberdade vindos da Europa e dos Estados Unidos provocam um verdadeiro frenesi entre os intelectuais. A independência das treze colônias norte-americanas desencadeia a Inconfidência Mineira, em 1789, e é no interior dela que nasce o arcadismo brasileiro.

O que é Arcadismo na língua portuguesa?

A Linguagem do Arcadismo é racional, clássica e sem rebuscamento, ou seja, adota um vocabulário simples. ... Lembre-se que o Arcadismo (também chamado de Setecentismo ou Neoclassicismo), de influência Iluminista, representou um movimento artístico-literário que vigorou no século XVIII no Brasil e no Mundo.

O que o Arcadismo valorizava?

O arcadismo foi um movimento literário europeu do século XVIII. Caracterizou-se por retomar as temáticas da Antiguidade greco-latina e pela ênfase em descrições bucólicas da natureza. O nome dessa escola estética refere-se à Arcádia, região campestre da Grécia Antiga onde viviam pastores e poetas.

O que é Arcadismo ou neoclassicismo na literatura?

O Arcadismo (ou Neoclassicismo) surge em 1756 com a fundação da Arcádia Lusitana: movimento de reação ao Barroco. O Arcadismo procurava restabelecer o equilíbrio, a harmonia e a simplicidade da literatura renascentista, rompida pelo período da contra-reforma protestante.

Qual é o objetivo do Arcadismo?

O Arcadismo foi um movimento literário do século XVIII, com uma estética marcada pelo iluminismo e racionalismo. O objetivo do arcadismo português, que foi o trazido para o Brasil, era usar a imaginação de forma racional, com simplicidade, imitando a natureza, equilíbrio e semelhança com a realidade.