Quais são as orações subordinadas substantivas?

Quais são as orações subordinadas substantivas?

Orações subordinadas substantivas são orações que têm a mesma função que um substantivo na frase. Começam, maioritariamente, com as conjunções integrantes que e se. As orações subordinadas substantivas exercem as funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto.

Como saber se a oração é coordenada ou subordinada?

Orações Coordenadas são aquelas que são independentes uma da outra pois não exercem funções sintáticas entre elas. Orações subordinadas são aquelas que exercem função sintática sobre a oração principal, completando seu sentido e sendo dependentes dela.

O que é uma oração adjetiva?

Oração subordinada adjetiva é aquela que se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adnominal. As orações subordinadas adjetivas classificam-se em: explicativas e restritivas. Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas.

O que é oração adjetiva exemplo?

As Orações Subordinadas Adjetivas são aquelas que exercem a função sintática de adjetivo. Geralmente, são introduzidas por pronomes relativos (que, quem, qual, quanto, onde, cujo, etc.), os quais exercem a função de adjunto adnominal do termo antecedente. ... “Admiro alunos que estudam” (oração subordinada adjetiva.