O que compõe um hidrante?

O que compõe um hidrante?

Hidrante nada mais é do que um sistema hidráulico que combate incêndios e protege as pessoas e o patrimônio. É composto por um reservatório de água, bombas de incêndio, tubulações e peças hidráulicas, registro de manobra, abrigo de mangueiras e um registro de recalque.

Qual a diferença da mangueira de incêndio tipo 1 e tipo 2?

A mangueira tipo 1 é indicada para pisos lisos. A mangueira tipo 2 é indicada para pisos de áreas comerciais e industriais. As mangueiras tipos 3 e 4 são são indicadas para pisos nos quais é desejável uma maior resistência à abrasão.

Quais são os tipos de mangueiras e esguichos existentes?

Existem diversos modelos de esguichos, entre eles podemos citar os seguintes:

  • Esguicho Regulável;
  • Esguicho de Vazão Selecionável;
  • Esguicho Automático;
  • Esguicho de Vazão Constante;
  • Esguicho Auto-Edutor (Proporcionador) de Espuma.

Qual o tamanho das mangueiras de incêndio?

As mangueiras de incêndio são encontradas nos diâmetros de 2 ½" (65 mm) e 1 ½" (38 mm) em diversos tamanhos de comprimento: 15, 20, 25 e 30 metros. Elas são fabricadas segundo a NBR da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Qual é a periodicidade do teste hidrostático das mangueiras de incêndio?

Poucos gestores e responsáveis por imóveis tem a noção que a validade do teste hidrostático em mangueiras de incêndio é de 1 ano, sem exceção. Além disso, a cada 6 meses deve ser feita uma inspeção visual nas mangueiras, a fim de garantir sua integridade, caso o uso se faça necessário.

Quais as melhores mangueiras para jardim?

As mangueiras com PVC são mais resistentes, caras e completas do que os produtos de borracha ou silicone. Para jardins grandes e distantes a mangueira com PVC é a melhor escolha. Para locais pequenos e próximos, regados só às vezes, vale economizar ao comprar uma mangueira de silicone.

Para que serve a mangueira de combate a incêndio?

Esses equipamentos servem tanto para andar com os próprios bombeiros, como para ficar instalados em prédios, facilitando em caso de incêndios ou acidentes. Entre os equipamentos para incêndio, está a mangueira de combate a incêndio tipo 1.

O que é um lance de Mangueira?

Cada uma das mangueiras utilizadas na linha recebe o nome de lance de mangueira. São as linhas destinadas a ligar os hidrantes ou outras fontes de suprimento de água à introdução das bombas ou ainda para abastecer as linhas de ataque, com o uso de derivantes.

O que é uma derivante?

O Derivante são equipamentos criados para criar a divisão de linhas de combate a incêndio com a facilidade de abrir ou fechar o fluxo de água de forma rápida e pratica. Com suas válvulas do tipo esfera podem ser manuseadas com apenas 1/4 de volta. O Derivante é fabricado com 2 ou 3 saídas com engate do tipo Storz.

O que é uma junta de vedação?

Junta de vedação é todo material que, quando comprimido entre duas partes de uma união flangeada, mantém o vazamento de um fluido dentro dos limites máximos aceitáveis para uma aplicação eficiente.

Quais os componentes do extintor de água e pó químico?

O agente extintor forma uma nuvem de sobre a chama que visa a exclusão do OXIGÊNIO; posteriormente são acrescidos à nuvem, GÁS CARBÔNICO e o VAPOR DE ÁGUA devido a queima do . O GÁS CARBONICO é material não condutor de ENERGIA ELÉTRICA. O mesmo atua sobre o FOGO onde este elemento (eletricidade) esta presente.

Como funciona um extintor de água?

O extintor de água pressurizada atua no combate a incêndios de Classe A. ... Quando aplicada diretamente sobre as chamas, a água as resfria e abafa rapidamente. É fundamental que o extintor de água pressurizada seja aplicado sobre os elementos corretos.

Onde usar extintor de água?

- Extintor com água pressurizada: indicado para incêndios de classe A (madeira, papel, tecido, materiais sólidos em geral). A água age por resfriamento e abafamento, dependendo da maneira como é aplicada.

Quando usar o extintor?

Você sabe usar o extintor de incêndio em caso de emergência? O extintor é a ferramenta mais adequada para combater um incêndio em fase inicial. Quando usado corretamente, o extintor pode salvar vidas, extinguir o fogo ou controlar as chamas até a chegada dos bombeiros.