O que é flexibilidade específica?

O que é flexibilidade específica?

A flexibilidade geral se trata da movimentação global do indivíduo numa atuação conjunta de suas articulações. A flexibilidade especifica refere-se a movimentos que localizam a articulação ou um conjunto de articulações que serão solicitados na modalidade esportiva (WEINECK, 1989; BARBANTI, 1997).

O que quer dizer a palavra flexibilidade?

substantivo feminino Qualidade de flexível, facilmente dobrado; maleável. Que ágil e se move com facilidade: atleta com flexibilidade.

O que significa a flexibilização do trabalho?

Dessa forma, um trabalho flexível é aquele em que o profissional tem liberdade para fazer seus próprios horários e controlar sua rotina produtiva. Além disso, a flexibilidade está ligada também ao ambiente de trabalho e à cultura organizacional.

Como melhorar a flexibilidade no trabalho?

Desenvolva a flexibilidade no trabalho

  1. Desenvolva a sua resiliência.
  2. Adote novas estratégias e ações.
  3. Busque e saiba receber feedbacks.
  4. Aprimore seus conhecimentos.
  5. Evite a postura defensiva.
  6. Realize seu trabalho de formas diferentes.
  7. Faça Coaching!

Quais fatores interferem na flexibilidade?

Existem fatores que podem influenciar o grau de flexibilidade, como a capacidade de distensão da pele, ligamentos, tendões e cápsula articular. Elementos endógenos como idade, sexo, individualidade biológica, condição física, respiração e concentração, também alteram o nível de flexibilidade das pessoas.

Como se caracteriza um trabalhador flexível?

Aqui aparece um desafio: o trabalhador flexível é aquele que precisa dar conta de diversas tarefas, em distintas funções, quase ao mesmo tempo.

Quais são os fatores que interferem na amplitude do movimento?

Vários fatores como idade, sexo, estrutura articular, ligamentos, tendões, músculos, pele, lesões, tecido adiposo, temperatura corporal e temperatura ambiente podem influenciar a flexibilidade e, consequentemente, a amplitude dos movimentos.

O que causa a perda da flexibilidade?

A perda da flexibilidade do corpo é provocada pelo desuso, pelos hábitos posturais ruins, pelo medo da dor e evitação do movimento, e não somente pelo envelhecimento.

Como aumentar a flexibilidade da coluna?

Comece deitando de bruços no chão. Em seguida, dobre os joelhos e estique as mãos para trás, agarrando os calcanhares. Conforme inspira, levante os pés e o peito, arqueando as costas e puxando os ombros na direção dos pés. Mantenha a posição por pelo menos cinco ciclos de respiração profunda.

Porque tenho pouca flexibilidade?

Por que algumas pessoas são mais flexíveis? Muitas vezes, não realizar alongamentos frequentemente é o que torna alguém pouco elástico. Mas existe também o componente genético, que faz com que algumas pessoas sejam menos ou mais flexíveis do que outras.

O que a falta de flexibilidade pode acarretar para a saúde?

Às vezes, a fraqueza no corpo pode ser interpretada como falta de flexibilidade. Em alguns casos, sentir um puxão ou um aperto na parte de trás das pernas quando tenta alcançar os dedos dos pés pode indicar fraqueza nos músculos posteriores das coxas, em vez de falta de flexibilidade.

Porque não consigo tocar meus pés?

Também é possível que, por questões de anatomia, uma pessoa tenha mais dificuldades que outras para conseguir alcançar os dedos dos pés. Mas culpar a natureza é uma das principais desculpas para evitar a realidade: a falta de flexibilidade do corpo.

É possível ter flexibilidade?

A flexibilidade é uma qualidade física desejada por muitos que pode ser alcançada com a prática de atividade física. ... Muitos alunos desejam desenvolver a flexibilidade para poder executar da melhor forma possível os exercícios. E apesar de parecer, não é difícil adquirir flexibilidade.

Quanto tempo leva para ter uma boa flexibilidade?

Resposta. Resposta: 1- O tempo necessário para alcançar o objetivo vai depender da flexibilidade inicial da pessoa. Se você começar do zero, talvez sejam necessárias oito semanas, desde que haja o compromisso de fazer os alongamentos diariamente.

Quantas vezes treinar flexibilidade?

Treinar de duas a três vezes por semana é uma boa maneira de manter a flexibilidade alcançada. É importante ressaltar que exercícios de alongamento não servem para implementar a força ou a resistência aeróbia. Cada exercício de alongamento deve ser feito de 3 a 5 vezes em cada sessão de treinamento.

Qual é o exercício mais indicado para o desenvolvimento da flexibilidade?

1) Alongamento de ombros puxando para frente Eleve o seu braço esquerdo mantendo-o à altura do ombro, mas apontado para a frente. Em seguida, use sua mão direita para puxar o braço esquerdo na direção do peito, mantendo-o pressionado por 20 segundos. Em seguida efetue o mesmo exercício com o outro braço.

Qual a atividade física que auxilia na postura ritmo e flexibilidade?

Musculação: A correção da postura é uma conseqüência da prática de musculação, já que para executar corretamente os exercícios e manter o ritmo da respiração é preciso manter o tronco ereto. ... Além de exigir postura, os exercícios fortalecem os músculos, emagrece, dá flexibilidade e elegância.

Quais os tipos de flexibilidade aplicada às práticas esportivas e os seus benefícios?

Flexibilidade ativa e passiva. A Flexibilidade Ativa permite ao individuo por si só alcançar a amplitude máxima da mobilidade articular e também da extensibilidade muscular. A flexibilidade ativa nada mais é que treinos feitos individualmente para aumentar o nível de mobilidade articular como a imagem abaixo: Figura 1.