Qual é a frase de Platão?

Qual é a frase de Platão?

“Não há nada mais vergonhoso do que alguém ser honrado pela fama dos antepassados e não pelo merecimento próprio.” “Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo.” “Não deverão gerar filhos quem não quer dar-se ao trabalho de criá-los e educá-los.”

Qual a frase mais famosa de Sócrates e qual o significado dessa frase?

Assim, a frase "só sei que nada sei" representa uma sabedoria semelhante à alcançada após o primeiro movimento do método socrático (a ironia). Para o filósofo, saber que não se sabe é preferível a saber mal. Ainda que seja pouca coisa: não acredito saber aquilo que não sei.

Qual é a frase mais famosa do mundo?

Frases Famosas

  • Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. ...
  • Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar. ...
  • Esquecer é uma necessidade. ...
  • O dinheiro não traz felicidade — para quem não sabe o que fazer com ele. ...
  • Lágrimas não são argumentos.

Quais os motivos para a condenação de Sócrates?

De qualquer modo, segundo o relato de Platão, que se tornou canônico na história da filosofia, Sócrates foi condenado à morte acusado de dois crimes: a corrupção da juventude, isto é, a influência negativa sobre os jovens da época, e a impiedade, ou seja, a descrença em relação aos deuses da cidade.

O que disse Sócrates?

Frases de Sócrates famosas Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância. Penso que não ter necessidade é coisa divina e ter as menores necessidades possíveis é o que mais se aproxima do divino. Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses. Não vivemos para comer, mas comemos para viver.

Quais são as frases de Sócrates?

Frases do Filósofo Sócrates

  • Só sei que nada sei. ...
  • Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida. ...
  • Não penses mal dos que procedem mal; pensa somente que estão equivocados. ...
  • O poder se torna mais forte quando ninguém pensa. ...
  • A palavra é o fio de ouro do pensamento. ...
  • Quem não pensa, é pensado pelos outros.

Quem foi Sócrates e qual a sua importância para a filosofia?

Foi o primeiro dos três grandes filósofos gregos que estabeleceram as bases do pensamento ocidental (os outros dois foram Platão e Aristóteles). Sócrates nasceu em Atenas por volta do ano 470 a.C. e, de acordo com o romano Cícero, “fez com que a filosofia descesse dos céus para a terra”.

Quais são as principais características de Sócrates?

Sócrates não valorizava os prazeres dos sentidos, todavia se escalava o belo entre as maiores virtudes, junto ao bom e ao justo. Dedicava-se ao parto das idéias (Fedro) dos cidadãos de Atenas, mas era indiferente em relação a seus próprios filhos.

Qual é o principal legado de Sócrates?

Sócrates baseava-se na argumentação, insistindo que só se descobre a verdade pelo uso da razão. O seu legado reside sobretudo na sua convicção inabalável de que mesmo as questões mais abstratas admitem uma análise racional.

Qual é o legado de Platão?

Resposta. O maior legado de Platão foi a teoria das idéias ou teoria das formas, que consiste em dois mundos : o inteligível (ideias perfeitas) e mundo sensível (ideias imperfeitas). Seus principais debates foram: Apologia de Sócrates; O banquete; A república.

O que podemos afirmar sobre a filosofia de Sócrates?

Sobre a Filosofia de Sócrates podemos afirmar que: I. A confiança na razão assumia um papel central: ninguém é mau voluntariamente, sendo o mal consequência da ignorância. ... O grande princípio de sua filosofia era o conhecimento de si próprio: Conhece-te a ti mesmo.