Como fazer um aterramento de um transformador?

Como fazer um aterramento de um transformador?

O terminal neutro do transformador deve ser aterrado ao neutro da baixa tensão com cabo de alumínio nu 2 AWG CA. O dispositivo de aterramento do transformador deve ser aterrado a malha de terra dos para-raios e interligado ao neutro da rede secundária e ao mensageiro da rede compacta se for o caso.

Qual a resistência ideal para um bom aterramento?

Em instalações com equipamentos sensíveis deve ser 5 ohms ou menos. " A NBR5410 recomenda que a resistência dos aterramentos estejam abaixo de 10 ohms, para áreas classificadas este valor deve ser inferior a 5 ohms, como prevê a NFPA e IEEE.

Qual o valor da resistência de aterramento?

“NBR 5419/1977 – 3.

Como calcular a resistência de aterramento?

A quantificação do valor da resistência de aterramento pode ser traduzida através da relação entre o valor da tensão resultante no eletrodo e o valor da corrente injetada no solo através do mesmo.

Como reduzir a resistência de aterramento?

Uma maneira muito eficaz de reduzir a resistência do solo é aumentar a profundida dos eletrodos de aterramento . O solo não é consistente em sua resistividade e pode ser altamente imprevisível. Deve-se atentar para o comprimento e profundidade do eletrodo de aterramento.

Qual o melhor sistema de aterramento?

Tipo de aterramento TT com neutro aterrado Esse sistema é considerado o mais eficiente de todos, pois tem uma haste própria para aterramento no transformador.

Como medir resistência de aterramento SPDA?

Critérios do teste de continuidade SPDA conforme NBR 5419 A medição pode ser feita diretamente com o uso de um mili ou microohmímetro, um aparelho capaz de fornecer corrente da ordem de 10 A, sendo admissível o valor mínimo de 1 A. Importante: não é admissível a utilização de multímetro!

Como medir resistência de aterramento com Megometro?

No caso do terrômetro, de uma forma bem simplificada, para medição de resistência de aterramento pelo método de Wenner (NBR 7117), utiliza-se uma configuração de quatro eletrodos igualmente espaçados, cravados no solo a uma mesma profundidade; então é injetada uma intensidade de corrente elétrica, a qual passa pela ...

Como medir Pára-raio?

Divida o diâmetro por 2. O raio de um círculo é sempre igual à metade do comprimento de seu diâmetro. Por exemplo, se o diâmetro for igual a 4 cm, o raio será igual a 4 cm ÷ 2 = 2 cm.

Como testar SPDA?

Para que o teste de continuidade SPDA seja favorável, o sistema SPDA deve ter ligação com a malha de aterramento e as conexões devem apresentar medição abaixo de 1,0 ohm, para atendimento da norma NBR 5419, que regulamenta a proteção de estruturas contra descargas atmosféricas.

Como usar o Miliohmimetro?

Abra a tampa e conecte o cabo de força no Medidor e na tomada, assegurando-se que a tensão da rede elétrica é compatível com a indicada no aparelho (127V ou 220V). b. Ligue o MO-1200 mudando a chave POWER para a posição I.

Para que serve o Miliohmímetro?

O miliohmímetro digital MO-2Ke é um instrumento portátil, controlado por microprocessador, destinado a medir com alta precisão resistências baixas de contatos, chaves, bobinas de transformadores e motores, etc., com correntes de prova desde 1mAaté 1A.

Para que serve o Microhmímetro?

O microhmímetro digital MPK-254 é um instrumento portátil, controlado por microprocessador, destinado a medir com alta precisão resistências muito baixas de contato de disjuntores e chaves, barras condutoras, bobinas de transformadores e motores, etc., com correntes de prova desde 1 mA até 5 A.

Como se usa o Megometro?

O megômetro, também conhecido como megger, é um instrumento de medição do fluxo de corrente elétrica. De forma simples, ele basicamente gera e aplica uma tensão – que varia entre 500 e 15000V – em um equipamento para realizar a leitura precisa da corrente elétrica capaz de passar por ele.

O que é teste de continuidade elétrica?

O teste de continuidade elétrica tem como objetivo analisar, verificar e encontrar valores de medição normalizados e apontar problemas como casos de conexões fora dos padrões, indicando a correção necessária para que o sistema opere de forma eficiente, segura e de acordo com as normas técnicas.

Como medir a resistência de contato?

Ensaio de Resistência de Contato O instrumento que realizar esses diagnósticos é o microhmímetro. O microhmímetro aplica uma corrente de 100A que circula pelos contatos do equipamento sob ensaio o que provocará uma queda de tensão.

O que é resistência Ôhmica de contato?

Dentro de circuitos com corrente contínua, essa resistência é chamada de resistência ôhmica. Basicamente, diz respeito à soma das resistências de mais de um elemento que integra cada circuito de um transformador.

O que é uma resistência Ohmica?

A resistência de um condutor, cujo símbolo é R, consiste na oposição que um material oferece à passagem de uma corrente elétrica, convertendo parte da sua energia em calor. ... Nos circuitos de corrente contínua, a resistência (resistência óhmica) é a soma das resistências dos vários elementos que integram cada circuito.

O que é um ensaio elétrico?

Os ensaios elétricos são testes que têm como principal finalidade determinar o comportamento tanto de materiais isolantes como de materiais condutores. Dessa maneira, sua utilização em diversos equipamentos pode ser otimizada, com a garantia de que os equipamentos elétricos terão seu funcionamento pleno e seguro.

O que é um ensaio de tipo?

Modelo 1 – Ensaio de Tipo: é o mais simples dos modelos de certificação. Fornece uma comprovação de conformidade de um item de um produto, em um dado momento. É uma operação de ensaio, única no seu gênero, efetuada de uma só vez, limitando aí os seus efeitos.