Qual médico que cuida do pé Diabetico?

Qual médico que cuida do pé Diabetico?

Os podologistas, que estudam e cuidam dos pés com o objetivo de prevenir e tratar lesões, calosidades, rachaduras e problemas nas unhas e aconselhar os pacientes quanto aos cuidados a tomar para evitar problemas, também desempenham um papel importantíssimo na prevenção do pé diabético.

Qual o tratamento para pé diabético?

Tratamento do pé diabético Os tratamentos são, habitualmente, estabelecidos pelo cirurgião vascular (médico especialista em cirurgia vascular) após exame minucioso dos pés. Quando as feridas não cicatrizam pela falta de sangue é necessário resolver as oclusões das artérias.

O que é bom para curar ferida de diabetes?

Primeiros socorros para feridas em diabéticos

  • Lavar a região utilizando água morna e sabão com pH neutro;
  • Evitar colocar produtos antissépticos na ferida, como álcool, iodopovidona ou peróxido de hidrogênio, pois podem lesionar os tecidos e atrasar a cicatrização;

Como é o pé do diabético?

O pé diabético é uma complicação do Diabetes Mellitus e ocorre quando uma área machucada ou infeccionada nos pés desenvolve uma lesão(ferida). Seu aparecimento pode surgir quando a circulação sanguínea é deficiente e os níveis de glicemia (açúcar) são mal controlados.

Como prevenir o pé diabético?

Segundo a endocrinologista, são medidas preventivas: o exame diário dos pés pelo próprio paciente; o uso de sapatos confortáveis e com meias para proteção dos pés; lixar, em vez de cortar as unhas dos pés, e não retirar as cutículas das unhas; não retirar calos com lixas, pedra pomes ou alicates; usar hidratantes nos ...

Como é uma úlcera diabética?

Úlceras diabéticas são consideradas uma situação clínica complexa, que pode acometer pés e tornozelos de pessoas portadoras de Diabetes Mellitus. Além das feridas, também são características do Pé Diabético: diminuição da sensibilidade nos pés, deformidades, alterações da marcha infecções.

O que são úlceras neuropáticas?

Úlceras neuropáticas podem ocorrer em pacientes com diabetes, lesão de medula espinhal, hanseníase, ou outras condições que resultam na perda da sensibilidade das pernas e dos pés. Úlceras de pé em diabéticos são mais comumente causadas por uma neuropatia periférica e doenças vasculares periféricas.

O que é úlceras Vasculogênicas?

Entre as úlceras de perna, as vasculogênicas (de origem venosa, arterial ou mista) são as mais prevalentes, caracterizando-se por um processo crônico, doloroso, recorrente, com impacto negativo na qualidade de vida, na mobilidade, no estado emocional e na capacidade funcional das pessoas acometidas, exigindo ...

O que é a raspagem Subgengival?

Raspagem subgengival: neste tipo de raspagem, é retirado o tártaro que está abaixo da linha da gengiva. A remoção é feita com o uso de cureta, sem lesionar a gengiva.