Como calcular área esfera?

Como calcular área esfera?

FÓRMULA DA ÁREA DA ESFERA Chama-se esfera de centro O e raio R o conjunto de pontos do espaço cuja distância do centro é menor ou igual ao raio. Dessa forma, é possível definir a área da superfície da esfera como o produto entre 4, o número irracional π e o raio R elevado ao quadrado.

Como se calcula o volume de um círculo?

O volume do cilindro é calculado pela multiplicação entre a área da base e a altura. Como a base é um círculo, utilizamos a fórmula da área de um círculo vezes a altura desse cilindro. O cilindro é uma figura geométrica formada por duas bases circulares e área lateral que liga esses dois círculos.

Como calcular o volume de uma pirâmide?

O volume da pirâmide é dado pelo cálculo: um terço da área da sua base multiplicado por sua altura. Em outras palavras, um terço do volume do prisma de mesma base e altura.

Como calcular o volume de uma pirâmide triangular?

1. Pirâmide de base triangular. O cálculo do volume de uma pirâmide triangular, também chamada de tetraedro, é feito a partir do cálculo da área do triângulo (base) que está no plano. Em seguida, multiplica-se pela altura e divide-se por três.

Como calcular a área da superfície de uma pirâmide de base quadrada?

pela altura inclinada. Eleve o comprimento do lado da base ao quadrado. O resultado vai ser a área da superfície da base. Multiplique o comprimento da lateral da base pela altura inclinada e divida o resultado por dois.

Como se calcula a Apotema de uma pirâmide?

Determine a medida do apótema da pirâmide a seguir, sabendo que sua altura mede 4,8 cm e o apótema da base mede 3,6 cm. Resolução: O apótema de uma pirâmide é o segmento que parte do vértice até a base da lateral, formando um ângulo reto, isto é, a medida da altura da face lateral.

Como se calcula o Apotema?

Para calcular o apótema vamos considerar um polígono regular de 6 lados, um hexágono, cujo lado mede 3 cm. Primeiro precisamos saber qual será o ângulo no ponto de onde sai o apótema. Para isso, pasta dividir 360° pela quantidade de lados do polígono, no nosso caso, 6 lados. Assim, teremos 60°.

O que é o Apótema de uma pirâmide?

Faces laterais são regiões planas triangulares que passam pelo vértice da pirâmide e por dois vértices consecutivos da base. ... Apótema é a altura de cada face lateral. Superfície Lateral é a superfície poliédrica formada por todas as faces laterais. Aresta da base é qualquer um dos lados do polígono da base.

O que é o Apotema da base de uma pirâmide?

Apótema da base: A projeção ortogonal (h) do vértice da pirâmide em sua base é chamada de Centro da base. O segmento “c” de reta que liga esse centro ao ponto médio de qualquer aresta da base é chamado de apótema da base. ... A apótema da pirâmide e a apótema da base também o formam com a aresta que tocam.

O que é a base de uma pirâmide?

Base: corresponde à região plana poligonal na qual se sustenta a pirâmide. Altura: designa a distância do vértice da pirâmide ao plano da base. ... Superfície Lateral: É a superfície poliédrica composta por todas as faces laterais da pirâmide.

Quantos lados tem a base de uma pirâmide?

Pirâmide quadrada
Faces4 triângulos 1 quadrado
Arestas8
Vértices5
Configuração dos vértices4(32.

Quantas vértices tem a pirâmide?

Tem 4 vértices, 6 arestas, 4 faces e 1 base. Chamamos pirâmide quadrangular a este sólido pois tem um quadrado na sua base.

Qual o elemento diferenciador entre os diferentes prismas?

Os elementos que compõem o prisma são: base, altura, arestas, vértices e faces laterais. Assim, as arestas das bases do prisma são os lados das bases do polígono, enquanto as arestas laterais correspondem aos lados das faces que não pertencem às bases.