O que é um vasodilatador?

O que é um vasodilatador?

Fármaco que provoca o aumento ou a dilatação dos vasos sanguíneos.

Quais os principais medicamentos vasodilatadores?

Os principais medicamentos vasodilatadores de ação direta são: Hidralazina e Minoxidil (12). Derivado da Hidrazina, a Hidralazina, é um potente anti-hipertensivo devido ação vasodilatadora em artérias e arteríolas, entretanto, essa ação não se estende às veias.

Qual a diferença entre vasodilatação e vasoconstrição?

Em fisiologia, a vasoconstrição é o processo de contração dos vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares), em consequência da contração do músculo liso presente na parede desses mesmos vasos. O processo oposto é chamado vasodilatação.

O que acontece na vasoconstrição?

É o processo que ocorre quando os músculos lisos das paredes dos vasos sanguíneos se contraem e também está relacionado com a manutenção e regulação da temperatura corporal, evitando que o corpo perca calor para o meio exterior. O organismo vive em estado parcial de contração nos vasos sanguíneos, mediado por impulsos.

O que se faz para evitar a vasoconstrição?

Cuidados preventivos, como lavar o nariz com soro diversas vezes ao dia e evitar contato com agentes das causas alérgicas, por exemplo, o pó que se acumula dentro de casa, são essenciais. As baixas temperaturas favorecem a contração dos vasos sanguíneos, que é a chamada de vasoconstrição.

Por que a vasodilatação é um fator importante na condição inflamatória?

O aumento da permeabilidade causado pela inflamação permite o extravazamento de um líquido rico em proteínas para o interstício. Este fato, gera o acúmulo de líquido no interstício promovendo edema (tumor). Além disso, ocorre vasodilatação a qual leva ao aumento do fluxo sanguíneo caracterizando o calor e o rubor.