O que é a dengue e qual é o seu transmissor?

O que é a dengue e qual é o seu transmissor?

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea pode transmitir o vírus para outras pessoas. Há registro de transmissão por transfusão sanguínea.

Como se dá a transmissão do vírus da dengue?

A dengue não é contagiosa, ou seja, não pode ser transmitida de pessoa para pessoa, além de também não ser transmitida através do consumo de alimentos ou água. A transmissão da dengue é exclusivamente através da picada do mosquito infectado.

Quantos dias dura as dores da dengue?

Normalmente, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas.

Quais são as complicações da dengue?

Complicações da Dengue Como consequência, aumenta o risco de dengue hemorrágica, de choque circulatório, complicações viscerais, como hepatite e encefalite, entre outras, que se não tratadas a tempo podem levar à morte.

O que acontece quando a pessoa pega dengue pela segunda vez?

E há uma particularidade: quando a pessoa tem dengue pela segunda vez – ou seja, por um segundo tipo de vírus –, existe uma chance maior de que a doença se agrave. Este agravamento pode ser percebido tanto por dores abdominais fortes, vômitos, sangramento, sensação de tontura, mal-estar..."

Quantas pessoas morreram com dengue em 2019?

RIO- O número de mortes provocadas pela dengue é cinco vezes maior em 2019 do que em 2018. Até 12 de outubro deste ano, houve 689 mortes em decorrência da doença, contra 128 mortes registradas no mesmo período do ano passado, segundo novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.

Quantas pessoas morreram de AVC no Brasil em 2019?

O Acidente Vascular CerebralAVC, que ainda é conhecido por muitos como derrame, é a segunda principal causa de morte no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, anualmente, 100 mil pessoas morrem em todo o país, devido ao AVC.

Mais tópicos