Quem podia votar e quem não podia votar na Constituição de 1891?

Quem podia votar e quem não podia votar na Constituição de 1891?

Ou seja, somente os homens poderiam votar. Além das mulheres, não podiam votar: menores de 21 anos, mendigos, padres, soldados e analfabetos.

Quem podia votar na Constituição de 1981?

O voto era obrigatório e censitário. Apenas homens com mais de 25 anos de idade e uma renda anual determinada (100 mil mirréis), que convertido para o real hoje daria mais de R$ 1 milhão, podiam votar. Mulheres, escravos, soldados e índios não tinham esse direito. O voto no Império também ocorria em várias escalas.

Quem era considerado cidadão antigamente?

A idéia de cidadania é muito antiga. Surgiu no século VIII A.C, na Grécia uma sociedade em que os homens eram considerados livres e iguais, a chamada Polis – Grega. ... Nesse período a cidadania esteve longe de ser universal, apenas era considerado cidadão aquele que possuía riquezas materiais e propriedades de terra.

O que não eram considerados cidadãos na Grécia antiga?

Comerciantes, artesãos, mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos. Assim, estes grupos não tinham direitos políticos e participação nas decisões da comunidade. Para os gregos, a cidadania era um bem inestimável.

Quem eram as pessoas que tinham a cidadania grega?

Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses. Na Grécia, a cidadania era exercida diretamente pelo cidadão, que tinha o direito de propor e aprovar leis. ... Para os gregos, a cidadania era um bem inestimável.

Em que consiste a cidadania grega?

A cidadania da Grécia Antiga estabelecia os direitos dos indivíduos que viviam nas cidades. Os indivíduos/cidadãos eram iguais perante as leis, e considerados aptos para colaborar com os rumos da sociedade. Todos os cidadãos participavam diretamente das deliberações políticas do governo da polis.

Qual a origem do conceito de cidadania?

A origem da palavra cidadania vem do latim civitas, que quer dizer cidade. Na Grécia antiga, considerava-se cidadão aquele nascido em terras gregas. Em Roma a palavra cidadania era usada para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer.

Qual o conceito de cidadania Brainly?

Resposta. A cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo.

Por que não podemos definir a cidadania como universal Brainly?

Resposta. Resposta: Uma está estreitamente vinculada à outra, pois sem hospitalidade universal não pode haver cidadania universal.

Qual é o significado da palavra cidadania Cite exemplos de cidadania?

Cidadania é o conjunto de um povo que exerce seus direitos. Exemplo:Cooperação. Podemos cooperar deixando de lado os preconceitos,sendo voluntário,devemos doar,emprestar e reciclar,podemos ensinar para as outras pessoas o que nós sabemos e muitas outras coisas que consideram cooperação.