Qual é a tensão superficial da água?

Qual é a tensão superficial da água?

No entanto, a força de atração das moléculas na superfície da água é diferente da força que ocorre entre as moléculas abaixo da superfície. ... A tensão superficial da água é a mais alta de todos os líquidos, igual a 7,2 .

O que é tensão superficial da água de 2 exemplos que expliquem a tensão superficial da água e explique cada exemplo?

Tensão superficial é um efeito físico que ocorre devido a coesão entre as moléculas de água na superfície,ela se caracteriza por fazer a superfície da água parecer uma película. A tensão superficial é resultado das ligações de hidrogênio (ponte de hidrogênio). Exemplo disso é quando um inseto pousa e/ou anda na água.

Quais os processos usados para se romper as células da banana?

A banana é macerada para que os constituintes da solução de lise (água, detergente e cloreto de sódio) atinjam mais facilmente todas as células da fruta. A solução de lise misturada à massa resultante da banana deu origem a uma solução liquefeita da polpa da fruta.

Por que é necessário amassar a banana?

Por que é necessário macerar a banana ? A banana precisa ser maceradopara que os produtos químicos utilizados para a extração cheguem mais facilmente em todas as suas células.

Em qual etapa do procedimento ocorre o rompimento das membranas das células?

Resposta. Resposta: Explicação: O DNA extraído das células do morango encontra-se na fase aquosa da mistura, ou seja, dissolvido na água. ...

Quais são as etapas para extração do DNA?

Os protocolos para extração de DNA envolvem 3 etapas básicas: lise das membranas, limpeza de contaminantes (proteínas e outras macromoléculas) e a precipitação do DNA. Nesse video o DNA de Drosophila é extraído pontuando essas 3 etapas.

Qual o procedimento para extração do DNA foliar?

A extração do DNA foi realizada seguindo o protocolo Doyle e Doyle (1990), com modificações, como descrito abaixo: Aproximadamente 300 mg de tecido foliar foram macerados em nitrogênio líquido e transferidos para tubo eppendorf de 2 mL. A amostra liofilizada foi macerada diretamente sem uso de nitrogênio líquido.

Qual o procedimento para extração do DNA foliar *?

A extração de DNA inclui basicamente dois procedimentos principais: a lise das células presentes na amostra e a purificação do DNA. Após a lise das células, o DNA deve ser separado dos restos celulares e das proteínas, precipitado e suspenso em volume adequado de água ultrapura ou soluções-tampão adequadas.

Quais materiais são utilizados para extração do DNA foliar?

Todo o material plástico para laboratório : pipeta, tubo pcr, tubo para centrifugação,(polipropileno) utilizados devem ser esterilizados, autoclaváveis e resistentes a centrifugação (não deve ser usado material usado), para que as amostras apresentem boa qualidade e para que se diminuam os riscos de contaminação entre ...

Quais os materiais geralmente utilizados para a extração do material genético?

A Extração de DNA é muitas vezes o passo inicial em muitos processos de Biologia Molecular, segmentos laboratoriais e investigações forenses. Diversos métodos foram estabelecidos para isolar as moléculas de DNA a partir de materiais biológicos como sangue, saliva, células epiteliais, urina e outros fluidos corporais.

Qual o papel do da proteinase K utilizada no processo de extração do DNA?

A proteinase K é utilizada na desnaturação das proteínas do DNA, fazendo com que ele fica de maneira descompactada; a RNase é utilizada na quebra dos RNAs visto que o mesmo não é útil no processo.

Como funciona a técnica de eletroforese?

A eletroforese é um método habitualmente usado para separar e também purificar macromoléculas, principalmente ácidos nucleicos e proteínas. Essas macromoléculas são submetidas a um campo elétrico, na qual migram para um polo positivo ou negativo de acordo com a sua carga.

Como é feito o exame de eletroforese?

O teste é realizado a partir de uma amostra de sangue. No laboratório, é encaminhada então para a triagem a partir da eletroforese que irá identificar as diferentes hemoglobinas presentes no sangue.

Qual a finalidade da técnica de eletroforese?

A eletroforese é muito utilizada e tem papel importante na análise laboratorial e também em pesquisas científicas. Essa técnica foi empregada pela primeira vez em 1937 pelo bioquímico Arne Tisélius e permite realizar a separação de macromoléculas como DNA, RNA, proteínas e enzimas com tamanhos e cargas diferentes.

O que significa agarose?

O ágar-ágar, também conhecido simplesmente como ágar ou agarose, é um hidrocolóide fortemente gelatinoso extraído de diversos gêneros e espécies de algas marinhas vermelhas que consiste em uma mistura heterogênea de dois polissacarídeos, agarose e agaropectina.

Qual a carga do DNA?

Como os ácidos nucléicos (DNA e RNA) possuem carga elétrica negativa (devido ao grupamento fosfato) eles sempre migrarão em direção ao pólo positivo. Então, o fator determinante da taxa de migração será a massa da molécula (quando se fala em ácidos nucléicos, a massa é diretamente proporcional ao tamanho da molécula).