Será que a escola é capaz de acabar com a desigualdade sociais?

Será que a escola é capaz de acabar com a desigualdade sociais?

Sem dúvida a educação escolar é a ferramenta que gera a cidadania. ... Enfim, é fato que a educação é capaz sim de resolver as desigualdades sociais que existem em nosso país, mas não poderá arcar sozinha com o ônus que há anos está batendo à nossa porta.

Como a desigualdade social afeta a educação no Brasil?

Nesse contexto,a desigualdade social se traduz em desigualdade escolar. ... A condição de pobre faz com que essas crianças e jovens não frequentem adequadamente a escola, tenham necessidade de trabalhar e abandonem seus sonhos de um futuro melhor e mais humano.

Como a escola pode contribuir para o enfrentamento da desigualdade social?

Outras instituições sociais, podem contribuir para o enfrentamento das desigualdades sociais com algumas atitudes simples como: Um calendário com eventos para pais e alunos promovendo palestras com os temas sobre Planejamento financeiro, igualdade, segurança, cidadania e etc.

Qual a importância do Programa de Aprendizagem no combate às desigualdades sociais?

“A educação é uma das poucas áreas que promovem avanços nas frentes social e econômica ao mesmo tempo: investindo em educação, melhora tanto o crescimento econômico quando a justiça social. Educação é fundamental para reduzir a desigualdade”, afirma.

Qual a importância da educação para diminuir as desigualdades sociais e econômicas de uma sociedade?

Resposta. A educação gera pessoas capacitadas para trabalhar , o que irá gerar mais rendas ao país através dos impostos e como hoje , as pessoas com menos renda e oportunidades de frequentar a escola tem esse DIREITO, no futuro irão crescer economicamente e possivelmente se igualar as classes mais ricas .

O que a desigualdade social provoca?

Ela decorre, principalmente, da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social, como educação e saúde. ... Desta maneira, a maioria da população fica a mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera as desigualdades.