Qual a visão de Rousseau sobre a natureza humana?

Qual a visão de Rousseau sobre a natureza humana?

No Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens, Rousseau pensa como seria o hipotético Estado de Natureza. A natureza humana pode ser definida como os traços fundamentais que todo homem é portador, independentemente do tipo de cultura ou de sociedade em que esteja inserido.

Como é caracterizada a natureza humana no estado de natureza Segundo Hobbes?

No estado de natureza, segundo Hobbes, os homens podem todas as coisas e, para tanto, utilizam-se de todos os meios para atingi-las. Conforme esse autor, os homens são maus por natureza (o homem é o lobo do próprio homem), pois possuem um poder de violência ilimitado.

O que defendia o iluminista Rousseau?

Entre as temáticas escolhidas pelo autor estava a crítica a Igreja Católica (o que resultou em sua prisão), o liberalismo, e a crítica ao absolutismo. Jean-Jacques Rousseau foi um filósofo suíço muito à frente do seu tempo. Naquele período, Rousseaudefendia a democracia direta e a soberania popular./span>

Quais os pensadores influenciados pelo pensamento de Rousseau?

O Iluminismo alemão de Kant Immanuel Kant (1724 – 1804) foi um filósofo iluminista alemão bastante influenciado por Rousseau e, como outros iluministas, por Isaac Newton. Tinha como sua principal preocupação justificar a autoridade da razão.

Qual foi o pensamento político de Rousseau?

Politicamente, expõe suas ideias no Do contrato social, publicado em 1762. Procura um Estado social legítimo, próximo da vontade geral e distante da corrupção. A soberania do poder, para ele, deve estar nas mãos do povo, através de um corpo político dos cidadãos.