O que é co ativação muscular?

O que é co ativação muscular?

A co-contração pode ser definida como a realização de uma ativação neuromuscular simultânea de dois ou mais músculos para gerar uma estabilização ou ajuste dinâmico da rigidez das partes móveis, permitindo movimentos e ajustes posturais (FONSECA et al., 2001; NUNES, 2004), sendo também caracterizada como o controle da ...

O que é agonista antagonista?

Em bioquímica, um agonista é uma substância capaz de se ligar a um receptor celular e ativá-lo para provocar uma resposta biológica, uma determinada ação na célula, geralmente similar à produzida por uma substância fisiológica. Enquanto um agonista causa uma ação, um antagonista bloqueia a ação do agonista.

Como diminuir o tônus muscular?

Outra medida de primeira linha no tratamento de hiperatividade muscular é a aplicação da toxina botulínica do tipo A. A substância é indicada em condições moderadas a graves, agindo na inibição da atividade reflexa patológica (movimentos involuntários) para normalizar o tônus muscular.

O que é ganhar tônus?

O tônus muscular também é conhecido como o estado de tensão elástica e permanente, ou seja, é quando o músculo está em repouso. Ele permite iniciar a contração após o impulso dos centros nervosos. Em outras palavras, é a resistência encontrada ao movimento passivo dos membros.

O que é hipertonia e hipotonia muscular?

Dentre os distúrbios do tônus, temos a hipertonia e a hipotonia. A hipertonia, como o próprio nome diz, corresponde a um aumento da resistência ao movimento passivo das articulações. Hipotonia será a diminuição da resistência ao movimento passivo de uma articulação.

O que causa a hipertonia?

Causas de hipertonia A hipertonia ocorre quando as regiões do cérebro ou medula espinhal que controlam os sinais relacionados com a contração e o relaxamento muscular são danificados, o que pode acontecer devido a diversas situações, sendo as principais: Pancadas fortes na cabeça; Acidente Vascular Cerebral (AVC);

Porque ocorre rigidez matinal artrite reumatóide?

Músculos fracos e não alongados tendem a se encurtar durante períodos de longo repouso. Osteoartrite (desgaste da cartilagem) e artrite reumatóide (doença crônica, inflamatória, cuja principal característica é a inflamação das articulações) também podem ocasionar este sintoma de rigidez ao amanhecer.