O que são limites de placas divergentes?

O que são limites de placas divergentes?

Os limites divergentes ocorrem nas cadeias meso-oceânicas onde tensões tradicionais afastam uma placa litosférica da outra, predominantemente por falhamento normal, com a intrusão de magma derivado da astenosfera entre elas, que se transforma em nova crosta oceânica ao consolidar-se.

Em qual Oceano ocorre o encontro da placa Sul-americana com a placa africana qual é o movimento de uma placa em relação a outra?

oceano atlântico

Qual é o movimento realizado entre as placas tectônicas de Nazca e Sul-americana?

Um exemplo desse tipo de choque foi o que ocorreu entre as placas Sul-Americana e a Placa de Nazca, que deu origem à Cordilheira dos Andes. No movimento convergente, as placas tectônicas aproximam-se e chocam-se umas com as outras.

Por que no Brasil não há grandes cadeias de montanhas?

Resposta. Pois o relevo brasileiro é antigo, e as montanhas que existiam aqui milhões de anos atrás foram sendo desgastadas com o passar do tempo, por causa da ação das chuvas, ventos, sedimentações, etc. Então essas antigas montanhas se transformaram nas serras que conhecemos hoje.

São características do relevo brasileiro com exceção?

O relevo brasileiro é composto por Planícies, Planaltos e Depressões, não registrando a existência de montanhas em função da ausência de dobramentos modernos.