Quais os músculos extrínsecos e intrínsecos da laringe?

Quais os músculos extrínsecos e intrínsecos da laringe?

Há dois grupos de músculos da laringe, os extrínsecos e os intrínsecos. Os extrínsecos ou são levantadores da laringe (m.m. tireo-hióideo, estilo-hióideo, milo-hióideo, digástrico, estilofaríngico e palatofaríngico) ou são abaixadores da laringe (m.m. omo-hióideo, esterno-hióideo e esternotireóideo).

O que é músculos intrínsecos?

Os músculos intrínsecos do dorso (das costas) são parte da musculatura do tronco. Eles são constituídos por um sistema de músculos dorsais profundos da coluna vertebral e estendendo-se desde a pelve até à cabeça. Eles estão localizados num canal osteofibroso, cercado pelas vértebras, costelas e fáscia toracolombar.

O que é abdução do olho?

Os movimentos de um olho são chamados duções: adução (rotação do olho em direção nasal), abdução (rotação do olho em direção à têmpora), supradução ou elevação (rotação do olho para cima), infradução ou abaixamento (rotação do olho para baixo), inciclodução (rotação do olho em torno do eixo ântero-posterior, de forma ...

Quais são as partes responsáveis pela visão?

Você conhece as principais partes do olho humano?

  • Córnea. Constituída de um tecido transparente, a Córnea recobre a parte da frente do olho e tem a função de focalizar a luz, visto que funciona como uma lente sobre a íris e pupila. ...
  • Esclera. ...
  • Íris. ...
  • Pupila. ...
  • Cristalino. ...
  • Retina. ...
  • Nervo óptico. ...
  • Glândula lacrimal.

Quais são as três membranas que revestem o olho?

As três membranas que o revestem são:

  • Esclera – é o branco dos olhos. ...
  • Coroide – é a membrana intermediária, onde ficam os vasos sanguíneos. ...
  • Retina - é na retina que são encontradas as células que recebem os estímulos visuais e os transformam em impulsos nervosos, sendo esta a camada mais interna do bulbo.

Quais são as estruturas que protege os olhos?

A órbita, os cílios, as pálpebras, a conjuntiva e as glândulas lacrimais ajudam a proteger os olhos.

Quais são as partes do olho que formam a lente do olho reduzido?

Resposta. A chamada olho reduzido, e traz a representação das distâncias entre a córnea e a lente e entre a lente e a retina, sendo a última a distância da imagem produzida em relação a lente..

Quais são as partes do olho responsáveis pelo controle da refração e Nutrição do olho?

Componentes do Olho Humano Córnea: é a parte transparente do olho, constituída por uma fina e resistente membrana. Tem como função a transmissão de luz, refração e proteção do sistema óptico. Coroide: é uma membrana rica em vasos sanguíneos, responsável pela nutrição do globo ocular.

Qual é o caminho da luz dentro dos olhos?

A luz passa através da córnea, para dentro da pupila e através do cristalino. A córnea e o cristalino ajustam-se à luz (refratam) para que a retina foque. Os fotorrecetores na retina convertem a luz em impulsos elétricos. Os impulsos elétricos atravessam o nervo ótico até ao cérebro.

Que parte do olho pode ser considerada uma tela de cinema?

retina

Como funciona a íris do olho?

Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa a córnea e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila. Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho. Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino e é focada sobre a retina.

Quando se menciona a cor dos olhos de uma pessoa?

Nesse sentido, quando se menciona a "cor dos olhos" de uma pessoa está-se fazendo referencia a coloração da estrutura do globo ocular denominada íris, a qual vai determinar a cor do olho de uma pessoa.

O que controla a entrada de luz no olho?

Portanto, em nossos olhos a córnea funciona como a lente da câmera, permitindo a entrada de luz no olho e a formação da imagem na retina. Localizada na parte interna do olho, a retina seria o filme fotográfico, onde a imagem se reproduz.

O que acontece depois que a luz chega até a retina?

Resposta: Ela é convertida em impulsos elétricos por células especializadas e enviadas à zona específica do cérebro pelo nervo ótico.