Como os vitrais são feitos?

Como os vitrais são feitos?

Para a criação de um vitral, era necessário que um pintor fizesse o esboço do desenho a ser aplicado em cima do vidro. ... Utilizando-se de um estilete com ponta de diamante, o artesão recortava o vidro, encaixava-o na armação e empregava uma massa que impediria a passagem de água pelo vitral.

Qual é a origem do vitral?

As origens dos vitrais são impressivas, segundo historiadores remonta a Idade Média, sendo comuns no Oriente nos séculos IX. ... A partir do século XIX o vitral se desvincula da abordagem religiosa explorada até então e passa adquirir novas funções, como um elemento de decoração.

Como surgiram os vitrais das igrejas?

Surgiram na Europa do século 10, nas igrejas francesas e alemãs, quando foram incorporados na arquitetura gótica. Os vitrais tinham por objetivo ilustrar as cenas bíblicas, contando as histórias por meio de figuras num tempo em que uma pouquíssima parcela da população sabia ler.

Para que servem os vitrais nas igrejas?

Vitral, termo originário do francês vitrail, é um tipo de vidraça composta por partes de vidros coloridos, normalmente montados para representar cenas ou personagens – como elemento arquitetônico, é uma das principais representações do estilo gótico, tendo sido utilizado em todas as grandes catedrais construídas na ...

Para que servem os vitrais nas mesquitas islâmicas?

Note que os vitrais da Mesquita Azul têm importante função de trazer a luz natural para o ambiente. ... Este, na Mesquita Azul, significa Alá.

Qual a importância dos vitrais na arte gótica?

Considerada uma arquitetura “de paredes transparentes, luminosas e coloridas”, a arquitetura gótica considera o vitral um importante elemento, pois cria uma atmosfera mística que deveria sugerir, na visão do povo medieval, as visões do Paraíso, a sensação de purificação.

Qual era a finalidade das gárgulas?

As gárgulas, na arquitetura, são desaguadouros, ou seja, são a parte saliente das calhas de telhados que se destina a escoar águas pluviais a certa distância da parede e que, especialmente na Idade Média, eram ornadas com figuras monstruosas, humanas ou animalescas, comumente presentes na arquitetura gótica.

Qual o significado de gárgulas?

São estátuas em forma de pássaros monstruosos. “Podem ser vistas no alto de prédios góticos, em geral igrejas e catedrais, e eram esculpidas de maneira a disfarçar os canos por onde escoava água de chuva dos telhados”, diz o arquiteto Dárcio Ottoni, da USP.

Qual o motivo das igrejas góticas serem tão claras?

O objetivo era um só: colaborar para a construção das dispendiosas catedrais. Com a autoridade monárquica cada vez mais assegurada, as antigas zonas feudais foram-se transformando e surgiram as primeiras cidades: Noyon, Laon, Sens, Amiens, Reims, Beauvais, onde se encontram as catedrais góticas mais belas do mundo.

Porque as igrejas Goticas eram tão grandes?

O estilo surgiu em meados do século XII e foi padrão para as construções até o século XV. O gótico trouxe as famosas abóbadas ogivais. Elas permitiam a ampliação das dimensões laterais e possibilitavam que as construções fossem mais altas e, consequentemente, maiores.

Qual foi a grande inovação na pintura gótica?

A característica mais evidente da arte gótica é um naturalismo cada vez maior. Essa qualidade, que surge pela primeira vez na obra dos artistas italianos de fins do século XIII, marcou o estilo dominante na pintura européia até o término do século XV.

Qual o tipo de abóbada presente na arte gótica?

Resposta. Abóbadas de ogivas, com formato pontiagudo.

O que é o verticalismo na arte gótica?

O verticalismo significa que as construções têm alturas gigantescas (são maiores na vertical); reforçando o sentimento de pequenez do homem frente à magnificência do Celestial. Vitral. Significa o traçado em direção ao céu. Tanto no exterior quanto no interior, todas as linhas da sua construção apontam para o alto.

Qual era o principal tema da arte gótica?

A arquitetura foi a principal expressão da arte gótica e a ela estará atrelada à pintura e à escultura. A desmaterialização das paredes, agora mais finas e leves, bem como a distribuição da luz no espaço, possibilitada por um número maior de vãos e janelas, permitiu um espaço mais livre e luminoso.

Quais são as principais características do estilo gótico?

- Presença de sustentação estrutural através de arcobotantes (suportes construídos na parte de fora da construção). - Presença de abóbadas e arcos com formato ogival. - Planta arquitetônica com formato de cruz latina. - Presença de vitrais com temas religiosos, principalmente nas catedrais.