Porque a pressão não altera a constante de equilíbrio?

Porque a pressão não altera a constante de equilíbrio?

➢ Se aumentarmos a pressão, o equilíbrio se desloca para a esquerda, pois o número de moléculas do reagente é menor. ➢ As alterações de pressão não deslocarão o equilíbrio, pois o número de moléculas dos reagentes e produtos é igual.

O que ocorre com o equilíbrio químico quando se aumenta a pressão total de uma reação entre gases e quando se diminui a pressão total?

Se diminuirmos a pressão, o equilíbrio será deslocado para a esquerda, favorecendo que C vire A e B. Neste caso há 2 mols nos dois lados.

Quando a pressão não altera o equilíbrio de um sistema gasoso?

Se os volumes (números de mol) dos gases nos reagentes e nos produtos forem iguais, a variação da pressão não deslocará o equilíbrio. A adição de um gás inerte não afeta o equilíbrio químico de uma reação, apesar dele aumentar a pressão total do sistema.

O que ocorre com o equilíbrio químico quando se aumenta a pressão total?

Se aumentar a pressão, ocorrerá o deslocamento do equilíbrio químico para o lado de menor volume; se diminuir a pressão, o deslocamento será para o lado de maior volume. Não pare agora... ... Se aumentarmos a pressão desse sistema, o equilíbrio se deslocará no sentido do menor volume para diminuir essa pressão.