O que é um transplante alogênico?

O que é um transplante alogênico?

No transplante alogênico, as células-tronco hematopoiéticas vêm de um doador, idealmente um irmão ou irmã com uma composição genética semelhante. Se o paciente não tem um doador aparentado compatível, medula óssea de uma pessoa não aparentada e com uma composição genética semelhante pode ser usada.

O que é Ortotopico?

Técnica de Retirada do Fígado Doente Este tipo de transplante é chamado de ortotópico, diferentemente do transplante renal em que o rim doado é posicionado na região inguinal, normalmente sem a retirada do rim doente (transplante dito heterotópico).

O que é Singênico?

Singênico: É o transplante de medula óssea entre irmãos gêmeos idênticos. Alogênico: as células-tronco do sangue são recebidas de outra pessoa.

Qual o objetivo do TMO?

O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como as leucemias e os linfomas e consiste na substituição de uma medula óssea doente ou deficitária por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma medula saudável.

Como funciona o TMO?

O transplante é um procedimento rápido que dura em média 2h, “semelhante à uma transfusão de sangue”. Se as células transplantadas forem de cordão umbilical, o procedimento é realizado em 20 minutos. O paciente pode escolher algum familiar para estar presente no momento do transplante.

Qual o prazo para pegar o transplante de medula?

Este período pode oscilar entre 14 a 21 dias. Findo este tempo, os leucócitos começam a subir e atingem contagens superiores a 1000 / mm3 no sangue periférico. Este aumento nas taxas leucocitárias recebe o nome de enxertia medular ou “ pega” da medula óssea e significa que a medula já está instalada e funcionando.

O que acontece quando a medula não pega?

Com o tratamento os sintomas são minimizados e o paciente consegue tolerá-los. Ocorre a pancitopenia, como descrito anteriormente, levando 'a necessidade transfusional de hemoderivados. A alopecia global reversível acontece na maioria dos casos, e pode ocorrer hiperpigmentação cutânea.

Quais os cuidados que uma pessoa vai ter quando for doar a medula óssea?

Antes da doação é preciso passar por avaliação médica. É checada a Compatibilidade HLA (para conferir se o doador e receptor possuem compatibilidade sanguínea). Além de exames de sorologias infecciosas. Após a doação é recomendado manter uma rotina mais leve por um ou dois dias.

O que é compatibilidade de medula óssea?

Para que se realize um transplante de medula é necessário que haja uma total compatibilidade entre doador e receptor. Caso contrário, a medula será rejeitada. Esta compatibilidade é determinada por um conjunto de genes localizados no cromossomo 6, que devem ser iguais entre doador e receptor.

O que é uma aplasia?

A aplasia medular, ou anemia aplástica, é uma doença rara da medula óssea em que há diminuição da produção das células sanguíneas, que são normais na sua forma e funcionamento.

O que causa aplasia?

Geralmente a causa da aplasia medular não é conhecida, mas pode estar associada à exposição a agentes químicos, radiação, medicamentos, ou ser resultado de uma doença mais grave, como a anemia de Fanconi.

Como se cura lá aplasia medular?

A aplasia medular tem cura quando o tratamento é devidamente orientado pelo médico. O tratamento geralmente é feito com o uso de medicamentos imunossupressores, que irão agir estimulando a produção de células do sangue pela medula óssea, mas o transplante de medula óssea pode ser indicado para os casos mais graves.

Quais as causas da anemia aplástica?

Causas. A anemia aplástica pode ser congênita ou adquirida. Ela pode ser causada pelo uso de medicamentos, infecções, neoplasias (formas de tumores e câncer) no sangue, doenças sistêmicas, exposição a radiação e agentes químicos, entre outras causas.

Quais os tipos de anemia aplástica?

Anemia aplásica e a redução de plaquetas (trombocitopenia)

  • Hipermenorreia (menstruação com fluxo excessivo)
  • Trato gastrointestinal. ...
  • Epistaxe (sangramento no nariz)
  • Hematúria (sangue na urina)
  • Hemartrose (sangue no interior das articulações)
  • AVC hemorrágico (sangue no sistema nervoso central)

O que é anemia aplástica grave?

Na Aplasia de Medula Óssea ou Anemia Aplástica Grave (AAG) ocorre substituição do tecido medular normal por tecido gorduroso e, portanto, não há formação adequada das células sanguíneas normais. Os sintomas decorrem desta diminuição: anemia, infecções e sangramentos.

Como é feito o diagnóstico de anemia aplástica?

O diagnóstico da anemia aplástica é feito baseado na análise de exames laboratoriais, principalmente o hemograma, que indica quantidades abaixo do recomendado de hemácias, leucócitos e plaquetas.

Qual exame detecta o tipo de anemia?

A anemia é detectada através do exame de sangue. O médico observa o hemograma, a quantidade de ferro e zinco, as proteínas e as vitaminas. O profissional irá avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobinas, sendo normalmente um indicativo de anemia quando os valores da hemoglobina estão baixos.

Quando a medula não produz Globulos vermelhos?

A anemia aplásica é uma doença da medula óssea. Ocorre quando a medula óssea para de produzir glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas em número suficiente para o corpo. Todas as células sanguíneas que a medula produz são normais mas não existem em quantidade suficiente.