Quando usar o Hifen na nova ortografia?

Quando usar o Hifen na nova ortografia?

O hífen é usado na formação de palavras por derivação prefixal. De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.

O que significa Recém-formado?

Significado de Recém-formado substantivo masculino Aquele que acabou de se formar, de concluir um curso que se propôs a fazer, especialmente falando de um curso escolar ou acadêmico: os recém-formados procuram emprego.

Qual a forma correta de escrever Vice-diretora?

Portanto, o correto é vice-diretor, com hífen. Acompanhe os exemplos. - O vice-diretor é quem exerce as funções do diretor e que o substitui nas suas ausências ou impedimentos.

Qual o papel de uma vice diretora de escola?

O vice-diretor é àquele responsável por auxiliar o diretor em suas atribuições, contribuindo para a gestão administrativa e pedagógica e compartilhando as tarefas.

Como se escreve Vice-presidente na nova ortografia?

Exemplos do Acordo Ortográfico: ex-almirante, ex-diretor, ex-hospedeira, ex-presidente, ex-primeiro-ministro, ex-rei, sota-piloto, soto-mestre, vice-presidente, vice-reitor, vice-rei.

Como se escreve vice?

A palavra vice pode ser um prefixo ou um substantivo e indica uma posição inferior relativamente a outra principal. Visse é a forma conjugada do verbo ver na 1. ª e 3. ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo: se eu visse, se ele visse.

Quem fala visse?

A gíria pernambucana visse significa uma interjeição para finalizar alguma ideia. É utilizada no fim de frases para confirmar que houve entendimento. Veja também o que significa e a origem da gíria pernambucana tabacudo.

Como se escreve a palavra visse?

Significado de Visse substantivo deverbal Ação de ver, de captar pela visão, de enxergar: queria que ele visse o filme; se ele me visse desta forma, talvez fosse embora. Não confundir com: vice. Etimologia (origem da palavra visse).

O que quer dizer a palavra vice?

Elemento que designa quer a substituição de um cargo, quer categoria imediatamente inferior a outra (ex.: vice-campeão, vice-reitor). Nota: É sempre seguido de hífen (ex.: vice-almirante, vice-secretário).

O que é Vice-versa?

Significado de Vice-versa Cuja ordem está invertida, em relação à ordem inicial; no sentido oposto; inversamente: Maria prefere as roupas da irmã e vice-versa. Ao contrário; às avessas.

O que quer dizer Vice-presidente?

O que substitui o presidente na sua ausência ou impedimento. Plural: vice-presidentes.