Quais são os 3 estados da Revolução Francesa?

Quais são os 3 estados da Revolução Francesa?

Revolução Francesa - Resumo, Estados Nacionais, 1° estado – clero, 2° estado – nobreza, 3° estado – burguesia, A indústria francesa, Assembléia Nacional e Assembléia Constituinte, O poder da Convenção.

Quem é o primeiro estado o segundo e o terceiro?

Sociedade no Antigo Regime No Antigo Regime, a sociedade estava separada por camadas: clero (primeiro estado), nobreza (segundo estado), burguesia e camponeses (terceiro estado). O clero e a nobreza não pagavam os impostos, apenas a burguesia, camponeses e trabalhadores liberais pagavam essas taxas.

O que o primeiro estado fazia?

o primeiro estado era composto pelo clero, e pela família real. e com alta condição financeira. a principal característica desta classe, era a posse de poder alta. por fim, o terceiro estado, era composto por servos, (controlavam a produção e pagavam impostos) e a baixa burguesia.

Quais os privilégios do 1 e 2 estado?

O baixo clero era o pobre, estando ligado ao povo em geral e não à nobreza, como o primeiro. Segundo Estado - era a nobreza em geral. Os privilégios eram incontáveis, sendo que o mais importante era a isenção de impostos.

Quais eram os privilégios do segundo estado?

Os nobres do Segundo Estado possuiam vários privilégios como por exemplo a isenção de impostos, a posse de terras, o recebimento de rendas feudais e o fato de somente eles terem acesso aos altos cargos do governo.

Que tipo de privilégios possuíam?

Quem possuía privilégios era o 1° e 2° Estado: 1° Estado → Era composto pelo Clero, que eram a autoridade máxima. O Clero não pagava impostos, aliás, era o que arrecadava impostos. 2° Estado → Era composto pelos Nobres e as Família Reais, esses também não pagavam impostos e tinham uma vida extremamente luxuosa.

Qual a situação dos franceses em 1789?

Em 1789, a França atravessava uma grave crise econômica, cujos efeitos negativos recaiam sobre o povo. Enquanto o rei Luís XVl, sua esposa Maria Antonieta e a corte francesa viviam luxuosamente no Palácio de Versalhes, o povo passava fome e pagava pesado tributos.

Quem na sociedade francesa possuía poder e?

Quem na sociedade francesa possuía poder privilégio era: Família real; Clero; E a nobreza.

O que mudou na sociedade francesa após a Revolução de 1789?

Resposta: A burguesia e a classe media beneficiaram de mais liberdade e conseqüentemente da opção de mexer em política , os nobres perderam privilejos o povo.

O que mudou depois da revolução francesa?

Após a queda dos jacobinos e a execução de Robespierre, o Diretório assumiu o controle do Estado francês em 1795 e manteve o poder até 1799, quando foi substituído pelo Consulado, sob o comando de Napoleão Bonaparte. A era moderna tem-se desdobrado na sombra dos ideais conquistados pela Revolução Francesa.

Qual é a relação entre o Iluminismo ea Revolução Francesa?

A revolução francesa tem relação com o iluminismo porque o movimento de revolta iniciado pela população da França foi influenciado pelos ideais iluministas. Os iluministas pregavam uma ideologia que não condiziam com o regime absolutista.

Como a Revolução Francesa influenciou a independência dos Estados Unidos?

Resposta. a independência americana não influenciou a gloriosa revolução francesa de 1789. Os dois movimentos - independência americana e revolução francesa - foram fortemente influenciados pelos ideais e pensadores iluministas (Rousseau, Locke, Montesquieu e outros).

Como a Revolução Francesa influenciou os direitos humanos em suas gerações?

Na Revolução Francesa, a declaração de direitos humanos serviu para acobertar sangrenta perseguição aos católicos. E pelo mesmo caminho parecem querer nos conduzir agora. Tais “direitos” foram proclamados por meio da “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”, adotada pela Assembleia Constituinte francesa em 1789.

Que movimentos sociais foram influenciados pela Revolução Francesa?

As idéias iluministas( Que faziam parte da Revolução Francesa) estavam propagando pelo mundo ocidental, as ideias iluministas eram trazidas através de panfletos, esses panfletos chegaram até onde se encontrava a Conjuração Mineira, Conjuração dos Alfaiates ou Baiana.

Qual a influência da urbanização no surgimento da sociologia?

A possível relação que podemos estabelecer entre a Revolução Industrial e o Processo de urbanização tem haver com as mudanças que esses processos acarretaram na sociedade. Veja, antes predominava a vida rural, o trabalho agrícola, as comunidades... depois o trabalho nas industrias, a vida urbana, o consumo...