O que é mais-que-perfeito composto do indicativo?

O que é mais-que-perfeito composto do indicativo?

O pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo é constituído pelo pretérito imperfeito do indicativo do verbo "ter" mais o particípio do verbo principal.

O que é o pretérito imperfeito do indicativo?

O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento.

Qual é o pretérito imperfeito do subjuntivo?

O pretérito imperfeito do subjuntivo é utilizado na expressão de desejos, probabilidades e acontecimentos que estão condicionados por outros. Pode indicar uma ação presente, passada ou futura.

Como passar uma frase para o Preterito?

  1. Frases no pretérito:
  2. a) Pedro achou a vista do apartamento bonita.
  3. b) O chefe pôde indicar seu sucessor.
  4. c) Com as grades reforçadas, a fera não pôde escapar.
  5. d) Naquele aniversário pude rever várias pessoas.
  6. e) Os idosos não puderam fazer certos exercícios.
  7. f) Nós pudemos comprar outras coisas.

O que justifica o emprego do pretérito?

No corpo do texto da notícia, os verbos estão no pretérito porque descrevem ações que já aconteceram (estão no passado). Já na manchete, os verbos estão no presente para atrair o leitor, dando-lhe um senso de atualização (como se o fato acontecesse naquele momento).

Quais são os tempos verbais da língua portuguesa?

Já o TEMPO VERBAL informa, de uma maneira geral, se o verbo expressa algo que já aconteceu, que acontece no momento da fala ou que ainda irá acontecer. São essencialmente três tempos: PRESENTE, PASSADO ou PRETÉRITO e FUTURO. Os tempos verbais são: PRESENTE SIMPLES (amo) – expressa algo que acontece no momento da fala.

Quais são as conjugações verbais da língua portuguesa?

Existem três conjugações principais: a 1.ª conjugação para verbos terminados em -ar, a 2.ª conjugação para verbos terminados em -er e a 3.ª conjugação para verbos terminados em -ir.