Qual a importância do ECA para a sociedade brasileira?

Qual a importância do ECA para a sociedade brasileira?

O Estatuto da Criança e do Adolescente, conhecido pela sigla ECA, prevê proteção integral às crianças e adolescentes brasileiras. ... Para tanto, a importância do conteúdo do ECA deve ser conhecida pelas crianças e adolescentes, de forma a construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Para que serve o ECA qual a finalidade deste estatuto?

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), regulamentado pela Lei Federal nº 8.

Qual a importância do ECA para a educação?

O ECA foi criado pela Lei 8.

Qual a importância do ECA para enfermagem?

A partir dos dados coletados percebeu-se que se o ECA for reconhecido por todos os profissionais de enfermagem como instrumento mediador das suas intervenções para com crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica nas suas necessidades, proporcionará um grande avanço para um cuidado mais humanizado e digno ...

O que é ECA na enfermagem?

Inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA) para o tratamento da pressão alta. A classe de drogas chamada “inibidores da conversão da enzima da angiotensina” (ECA) é comumente usada para o tratamento de pessoas que sofrem de pressão alta.

Qual é o papel do enfermeiro na pediatria?

O trabalho de enfermagem com crianças vai além de uma mera observação e avaliação física, já que quaisquer situações sociais e/ou ambientais que a criança estiver exposta terão reflexo na evolução do crescimento e desenvolvimento, tendo o enfermeiro a responsabilidade investigativa das causas dos déficits detectados.

Qual o papel da enfermagem perante a violência infantil?

Desse ponto de vista, o enfermeiro apresenta-se como agente necessário na articulação e no desenvolvimento de estratégias de enfrentamento à violência intrafamiliar contra crianças, uma vez que o seu trabalho está interligado ao gerenciamento do cuidado, sendo o profissional responsável por: coordenar e capacitar os ...

O que fazer em caso de violência infantil?

Disque 180 – Em casos de violência contra mulheres e meninas, seja violência psicológica, física, sexual causada por pais, irmãos, filhos ou qualquer pessoa. O serviço é gratuito e anônimo. Polícias – Quando estiver presenciando algum ato de violência, acione a Polícia Militar por meio do número 190.

Quais as atitudes que o enfermeiro deve tomar com uma paciente vítima de violência?

O cuidado de enfermagem às vítimas de violência deve ser planejado para promover segurança, acolhimento, respeito e satisfação das suas necessidades individuais.

Como os profissionais da saúde devem agir frente a um caso de violência doméstica?

A violência, não necessariamente, precisa estar explícita no corpo da mulher para indicar situações de agressão. Antes de iniciar uma conversa, é preciso que o profissional esteja aberto ao diálogo, disposto a ouvir e acolher uma vítima que ainda tem vergonha e medo de contar o que sofreu.

Como o profissional da atenção básica pode atuar frente a um caso de violência?

A vítima de violência deve ter atendimento priorizado, com garantia de privacidade no atendimento e estabelecimento de relação de confiança e respeito1. Recomenda-se focar no acolhimento com resposta positiva capaz de minorar danos e sofrimentos às pessoas em situação de violência2.