São características da ética e da moral?

São características da ética e da moral?

Moral representa os hábitos e costumes de uma sociedade, enquanto ética é um comportamento moral individual racionalizado e uma espécie de filosofia da moral. ... Ética deriva da palavra grega êthos, que quer dizer “caráter”.

Quais são as principais características da ética?

Características fundamentais de uma conduta ética São eles: Altruísmo: a preocupação com os interesses do outro de uma forma espontânea e positivista. Moralidade: conjunto de valores que conduzem o comportamento, as escolhas, decisões e ações.

Quais são as três características de um dilema para a filosofia?

Dilemas são momentos nos quais há hesitação ou inquietação quanto as nossas decisões. Experimenta-se, também, uma série de emoções e sensações, o que pode resultar em angústia. Não se trata, entretanto, de um sentimento de culpa ou de um conflito, simplesmente.

O que é dilema exemplo?

O dilema normalmente não envolve uma crise ética ou moral, mas a vida da pessoa ou do personagem pode mudar como resultado de sua decisão. Alguns exemplos de dilemas clássicos incluem: Decidir para onde jantar no primeiro encontro. Incerteza sobre qual oferta de emprego levar.

O que é um dilema filosofia?

Na filosofia, um dilema moral é uma situação na qual um agente é moralmente obrigado a seguir um curso de ação A ou um curso de ação B, mas não pode seguir ambos. ... Outros tipos de dilemas também são abordados na literatura filosófica.

Quando ocorre um dilema moral?

Um dilema moral ocorre quando um agente deve realizar uma ação, do contrário haverá estará fazendo algo errado, mas essa ação implica deixar de realizar outra que também deve deveria fazer para agir corretamente. Ou seja, dilemas morais são situações em que não importa o que você faça, estará fazendo algo ruim.

Qual o sinônimo de dilema?

7 sinônimos de dilema para 1 sentido da palavra dilema: Escolha difícil: 1 dúvida, dubiedade, hesitação, impasse, indecisão, perplexidade, problema.

O que é um conflito moral?

É qualquer problema em que a moralidade seja relevante. Inclui não apenas conflitos entre razões morais, mas também conflitos entre razões morais e razões legais, religiosas ou relacionadas com o interesse próprio. Pode referir-se também a qualquer área temática em que não se sabe o que é moralmente bom ou certo.

Como resolver o dilema do trem?

Eis o dilema básico: um trem está correndo pelos trilhos e está fora de controle. Se continuar em seu curso e não for desviado, ele passará por cima de cinco pessoas que foram amarradas aos trilhos. Você tem a chance de desviá-lo para outra pista simplesmente puxando uma alavanca.

Como resolver um dilema ético?

Não existe uma fórmula pronta de como lidar com dilemas éticos, afinal cada situação tem suas características e consequências. Contudo, o meu conselho é que procure sempre se pautar pela ética e pelos seus valores morais.

Qual o conceito de consequencialismo?

Consequencialismo é um termo filosófico criado por Elizabeth Anscombe em “Modern Moral Philosophy”, 1958, para defender a tese de que um agente é responsável tanto pelas consequências intencionais de um ato, como pelas não intencionais quando previstas e não evitadas.

É uma teoria consequencialista?

O consequencialismo é uma doutrina do âmbito da filosofia moral e da ética que afirma que o valor moral de um ato é determinado exclusivamente por suas consequências. ... Seu principal representante na filosofia moral e na ética é, certamente, o utilitarismo, de modo a tornar-se um paradigma do consequencialismo.

O que são as teorias éticas da causalidade e do consequencialismo?

O consequencialismo é toda e qualquer teoria ética segundo a qual o factor decisivo da acção moral não é a intenção, abstractamente considerada, o procedimento, a norma, mas sim o resultado, a consequência da acção.

O que é uma corrente ética consequencialista?

ÉTICAS CONSEQUENCIALISTAS - teorias morais segundo as quais as acções são correctas ou incorrectas em função das suas possíveis consequências ou resultados. Exemplo: romper uma promessa será correcto ou incorrecto, dependendo das consequências boas ou más que resultem da acção.

Quem é o principal representante da ética consequencialista?

O consequencialismo das regras, cujo representante mais influente é talvez R. B. Brandt (1979), é a opção mais frequente. Segundo esta perspectiva, o estatuto moral de um acto depende da sua conformidade a regras, de tal maneira que um acto é errado se, e apenas se, estiver em desacordo com as regras morais correctas.

Porque a ética utilitarista é tida como consequencialista?

A ética utilitarista é tida como consequencialista devido sua “bússola” ser a consequência das ações, o resultado que ela trará, isto é, praticar algo com segundas intenções, no caso do utilitarismo, a felicidade é o alvo de toda ação.

Quais os princípios defendidos pelo utilitarismo?

O utilitarismo é uma família de teorias consequencialistas, defendida principalmente por Jeremy Bentham e John Stuart Mill, que afirma que as ações são boas quando tendem a promover a felicidade e más quando tendem a promover o oposto da felicidade.