adplus-dvertising

Quais as características dos animais aquáticos?

Quais as características dos animais aquáticos?

Possuem esqueleto ósseo como os outros vertebrados, boca com mandíbula articulada, nadadeiras pares e ímpares. Possuem bexiga natatória e retiram o oxigênio da água através de arcos branquiais ósseos que ficam de cada lado do corpo, cobertos pela guelra.

Quais são as formas de representação da superfície terrestre?

Em Geografia, utilizam-se diferentes formas de representação da superfície terrestre, tais como: o globo, os mapas, os planisférios, o planetário, as linhas imaginárias, sinais, símbolos, etc.

Como são as formas da superfície terrestre?

Para melhor compreendermos a estrutura da superfície, foi elaborada uma classificação responsável pela divisão do modelado terrestre em quatro diferentes formas de relevo, a saber: montanhas, planaltos, planícies e depressões.

Como são as formas da superfície terrestre mostrada na imagem?

Resposta. pela imagem é escarpa, mas também pode ser planalto, depende da região onde está encontrado esse lugar.

Como se chama o conjunto de formas da superfície terrestre?

Ao conjunto de formas variadas da superfície da Terra damos o nome de relevo. Podemos afirmar que o relevo é o modelado da superfície terrestre. ... Porque ele é constituído de áreas mais altas, áreas mais baixas, terras planas, terras acidentadas, que modelam, isto é, dão forma à paisagem da superfície terrestre”.

O que é como se originam as formas de relevo?

O relevo corresponde às irregularidades contidas na superfície terrestre. Sua formação pode ter duas origens, provenientes de fatores endógenos (internos) e exógenos (externos). Os fatores internos da formação do relevo são o tectonismo e o vulcanismo.

O que transforma o relevo?

Erosão marinha: provocada pelas águas do mar, através da colisão das ondas com a costa essa tem seu relevo transformado. A erosão das geleiras, ou glacial, ocorre quando acontece uma avalanche deslocando juntamente com o gelo uma quantidade de rochas e solos, fato que transforma o relevo.

O que são as formas de relevo?

Relevo corresponde às diferentes formas da superfície terrestre ou litosfera. Há variadas formas de relevo: com menor ou maior altitude, com formas planas, acidentadas, côncavas ou íngremes. Os distintos formatos presentes na crosta terrestre são resultado de agentes transformadores e modeladores do relevo.

Quais são os planaltos mais importantes do Brasil?

Planalto Brasileiro Segundo a classificação do geógrafo Aziz Ab'Saber1, cerca de 75% do território nacional é ocupado por planaltos. Os mais conhecidos são: Planalto Central, Planalto das Guianas, Planalto Nordestino, Planalto Maranhão-Piauí, Planalto Leste-Sudeste e Planalto Meridional.

Quais são as principais planícies do Brasil?

As planícies do Brasil ocupam cerca de 3.

Quais são os planaltos mais extensos do Brasil e as depressões?

Os mais extensos planaltos brasileiros são os planaltos e chapadas das Bacia do Paraná, planaltos e chapadas da Bacia do Parnaíba, e planaltos e serras do Atlântico Leste-Sudeste. Todas as depressões brasileiras são relativas, ou seja, encontram-se acima do nível do mar, temos um total de 11 unidades de planícies.

Quais as depressões mais extensas do Brasil?

Os principais exemplos de depressões brasileiras são: Depressão Sertaneja e do São Francisco, Depressão Cuiabana, Depressão Periférica Sul-Rio-Grandense, Depressão do Araguaia, Depressão Amazônica, entre outras.

O que é o Planalto Central brasileiro?

O planalto central brasileiro é uma grande área plana e alta (platô) que está localizada em diversos estados brasileiros. A capital do Brasil, Brasília, está localizada no planalto central. Por esse motivo, muitas vezes a região em que está o Distrito Federal é chamada de planalto central.

Em que planalto estamos localizados?

Planalto Brasileiro ou Planalto Central do Brasil é a denominação habitual da região que se estende pelo Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Como é formado o Planalto?

Planaltos podem ser formados por um grande número de processos, incluindo, emersão de magma, dispersão de magma, e erosão por água ou derretimento de geladeiras.

Como ocorreu a formação do planalto onde estão localizadas as serras Fluminense?

Resposta. Explicação: Planalto ou Serra Fluminense é a região do estado do Rio de Janeiro entre as planícies ("baixadas") litorâneas no Norte do estado e o vale formado pelo rio Paraíba do Sul ao longo do interior fluminense, desde o a mesorregião Sul até o Centro Fluminense, na área das Serras do Mar e da Mantiqueira.