Quais as diferentes identidades assumidas pelos surdos?

Quais as diferentes identidades assumidas pelos surdos?

As Identidades de Diáspora divergem das identidades de transição. Estão presentes entre os Surdos que passam de um pais a outro ou, inclusive passam de um Estado brasileiro a outro, ou ainda de um grupo Surdo a outro. Ela pode ser identificada como o Surdo carioca, o Surdo brasileiro, o Surdo norte-americano.

O que é identidade surda diáspora?

IDENTIDADE DE DIÁSPORA: diferente da identidade de transição. É a condição de transferência do sujeito surdo de um local para outro, de um estado para outro, de um grupo para outro, são surdos que mudam, seja de um País ou de um Estado.

Qual a principal característica de identificação dos surdos como grupo?

Na Identidade Surda (Identidade Política), as pessoas apresentam características culturais baseadas na experiência visual, como determinante em seu comportamento; utilizam-se, somente, da Língua de Sinais; transmitem sua Cultura e seu posicionamento resistente diante da diferença de ser para os demais Surdos.

O que querem os surdos hoje?

As pessoas que se aceitam enquanto surdas e que buscam adaptar-se ao mundo ouvinte à sua maneira, sem abrir mão de construir o conhecimento, de expressar suas opiniões, que querem estar ativas diante de questões simples ou mais complexas como a participação política, fazem questão de assumir a sua identidade surda.

Quais as características principais da comunidade surda?

O que faz parte da cultura surda, portanto, trata-se de algumas generalizações. Geralmente são considerados como elementos componentes da cultura surda: uso da Libras; sensibilidade visual e às vibrações; visão aguçada; e uso de tecnologias como campainha de luz.

Quais são os artefatos culturais da comunidade surda?

Os artefatos elencados são: a experiência visual, que constitui os surdos como indivíduos que percebem o mundo através de seus olhos; o linguístico que se refere à criação, utilização e difusão das línguas de sinais; o familiar que abrange a questão do nascimento de crianças surdas em lares ouvintes e de crianças ...

O que é a literatura surda?

Literatura surda é a produção de textos literários em sinais, que entende a surdez como presença de algo e não como falta, possibilitando outras representações de surdos, considerando-os como um grupo linguístico e cultural diferente (KARNOPP, 2006, p. 102).

Qual a importância da literatura surda?

A Literatura Visual ou Literatura Surda é importante na formação da identidade e da cultura surda. ... Essa literatura contribui para a aprendizagem dos alunos surdos, no que se refere à sua língua e na sua formação como bilíngue. Estimula a criatividade, a imaginação e a linguagem (Rosa, 2006).

Quando surgiu a literatura surda?

O registro da literatura surda começou a ser possível principalmente a partir do reconhecimento da Libras e do desenvolvimento tecnológico, que possibilitaram formas visuais de registro dos sinais.

O que é literatura surda adaptada?

Para Mourão (2011), as traduções adaptadas, na literatura surda, manifestam em sua adaptação os valores linguístico-culturais do povo surdo, assim como têm a função de empoderar o povo surdo.