Como era a beleza para os gregos?

Como era a beleza para os gregos?

O termo grego mais próximo para beleza ou belo é Kalón: significa aquilo que agrada, que suscita admiração, que atrai o olhar. Os gregos antigos, contudo, não tinham uma definição clara sobre o que é beleza. Associavam a beleza a outros valores.

Como era caracterizado o corpo na antiguidade?

Como era caracterizado o corpo na antiguidade? (A) Um corpo depravado, responsável pela perdição da alma. (B) Um corpo saudável e bem proporcionado, valorizado pela sua saúde, capacidade atlética e fertilidade. ... (E) Um corpo mortificado, de modo a se preocupara com a procriação.

Como era o corpo ideal através do tempo?

Na idade média, o corpo ideal é marcado pelos quadris "arrebitados", ventres arredondados e cintura fina proeminente, caracterizando a feminilidade. Também na era do Renascimento, o conceito de corpo belo era ter ombros largos, cintura fina, quadris grandes e redondos e pernas roliças.

Como era representado o corpo humano na arte medieval?

No corpo representado nas obras de arte medievais há algo de imaterial, existe um hiato entre a representação do corpo e o corpo do homem real, que tinha seu valor diminuído pelos conceitos de pecado e culpa, vigente na época. O corpo do homem é renegado por ser fonte de pecado.

Como era a representação do corpo humano no renascimento?

A pintura e a escultura do Renascimento mostram o corpo a partir de novas visões que o homem estabelece sobre si mesmo, sobre a natureza que o cerca e sobre o absoluto. As mudanças verificadas não, se devem a um avanço do conhecimento prático e a novos dados empíricos obtidos pelas ciências, como a anatomia.

Qual a relação trevas culturais com a Idade Média?

Mas a baixa Idade Média, época em que foram construídas catedrais e igrejas magníficas em estilo gótico, castelos e mosteiros, e onde viveram incomparáveis pintores, escultores, poetas, escritores e filósofos, não pode ser apontada como período de trevas culturais, crueldades e desrespeitos à dignidade humana, em ...

O que houve com as práticas corporais na Idade Média?

Na Idade Média o corpo serviu, mais uma vez, como instrumento de consolidação das relações sociais. ... O homem medieval era extremamente contido, seus impulsos individuais eram proibidos. A presença da instituição religiosa restringia qualquer manifestação mais criativa.

Qual a principal utilidade dos exercícios físicos na Idade Média?

Nesta época as atividades físicas eram usadas como forma de lazer, e para o desenvolvimento das habilidades físicas do treino militar. Porem mais que cultivar a foça física, a preocupação da idade média era cultivar a força moral.

Quais eram as práticas esportivas mais frequentes na Idade Média?

Alguns desses esportes eram: Torneios (Justas, Quintana e Gualdana) e arco e flecha. ... Outros esportes também eram praticados: Esportes com bola (Soule e Cálcio) e Corridas de Biga.

Como a ginástica era vista durante a Idade Média?

Na Idade Média, a ginástica perdeu sua importância devido à rejeição do culto ao físico e à beleza do homem, ressurgindo somente na fase renascentista, influenciada pela redescoberta dos valores gregos, aparecendo assim nos teatros de rua, que motivavam os espectadores a praticarem em grupo as atividades físicas.

Quais os movimentos que a ginástica exige?

Dentre os fundamentos básicos para a sua prática, contamos com vários movimentos gerais que envolvem posições de equilíbrio, saltos, giros, a parada de mão, a estrela, a ponte, o rodante e os rolamentos.

Qual é o principal objetivo da ginástica?

O objetivo da ginastica é desenvolver a saúde, a condição física e a integração social. Além disso contribui para o bem-estar físico e psíquico, sendo um fator cultural e social.

Qual é o conceito da ginástica laboral?

Ginástica Laboral é o tipo de ginástica cuja prática é especificamente destinada aos funcionários no seu local de trabalho. Com o objetivo de prevenir lesões e outras doenças provocadas pela atividade ocupacional, os exercícios (que duram em média entre 5 e 15 minutos) trazem muitos benefícios.

Como a ginástica aeróbica pode ser definida?

Ginástica aeróbica pode ser qualquer atividade física caracterizada pela prática de exercícios isotônicos, ou seja, esforços musculares em que existe a manutenção da tonicidade muscular, com modificação do comprimento e volume da mesma medida do tempo.

O que é a ginástica formativa?

GINÁSTICA FORMATIVA  A ginástica formativa é aquela que auxilia o desenvolvimento corporal. Propõe movimentos que desenvolvem a elasticidade, a força, a velocidade, a resistência e a coordenação.

Quais as habilidades são desenvolvidas na ginástica formativa?

além de desenvolver capacidades como força, flexibilidade e controle corporal, a Ginástica pode contribuir para a aquisição de outras habilidades esportivas, como o giro de pivô do basquetebol e o salto com vara no atletismo.