É errado falar autismo?

É errado falar autismo?

Aqui está a diferença entre dizer: criança com autismo e criança autista. Enquanto alguns preferem o termo “pessoas com autismo”, outros inclinam-se para “pessoa autista”. Há aqueles que são indiferentes à terminologia usada.

Como se referir a uma pessoa com autismo?

Longe de ser um simples capricho nosso, usar o termo correto para se referir à condição de nossos filhos significa empatia e respeito para com eles. Portanto, o termo correto é Transtorno do Espectro Autista.

Como chamar pessoas com autismo?

Nessa linha do tempo, o autismo já foi confundido com diversas outras condições que podem ser associadas ou não a ele e já recebeu diversos nomes. Mais recentemente, as nomenclaturas quem vêm sendo utilizadas são Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome do Espectro Autista (SEA) ou simplesmente autismo.

Qual o termo correto para cego?

A forma deficiente visual também é aceita, embora não seja a preferida. Para casos de cegueira, use cego, pessoa cega. Nunca use ceguinho. Deficiência auditiva: há diferença entre deficiência auditiva parcial (quando há resíduo auditivo) e surdez (quando a deficiência auditiva é total).

O que significa o termo Pessoa com Deficiência?

Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.