Qual é a utilidade de um microscópio?

Qual é a utilidade de um microscópio?

O microscópio é um instrumento que permite observar os objetos não perceptíveis à vista desarmada. Isso se consegue mediante um sistema óptico composto por lentes de cristal que atravessadas pela imagem do objeto ampliam-na.

Qual é a utilidade do microscópio quando aplicado na medicina?

Resposta. O microscópio foi talvez um dos aparelhos de maior contribuição para a medicina. Com a sua descoberta a medicina deu um grande salto. Foram descobertos os microorganismos causadores de muitas doenças e muitas outras descobertas.

Qual é a função do revólver no microscópio?

Revólver: utensílio giratório que acopla as lentes objetivas, modificando o aumento de acordo com o giro. Platina: plataforma plana que tem como função suportar o material ou lâmina que está em observação.

Quais são as estruturas de um microscópio óptico e suas respectivas funções?

Tubo → parte que conecta a ocular às lentes objetivas. Estativa, braço ou coluna → parte que conecta o tubo à base do microscópio. Dispositivo macrométrico → estabelece um foco geral para a amostra analisada. Dispositivo micrométrico → estabelece um foco mais preciso e aumenta o detalhe da amostra analisada.

O que é o poder de resolução de um microscópio óptico?

A qualidade de um microscópio não depende apenas da ampliação, mas também do poder de resolução, que é a capacidade de distinguir pontos situados muito próximos (adjacentes) no objeto observado. Quanto maior essa capacidade, melhor a definição da imagem. O poder de resolução de um microscópio óptico tem limite.

Qual é o conceito de limite de resolução?

O limite de resolução é definido como sendo a distância mínima existente entre dois pontos de modo a ser ainda possível distingui-los como entidades separadas. Depende do comprimento de onda da luz utilizada e da abertura numérica, e é dado pela fórmula de Abbe.

Que diferença existe entre o significado do poder de aumento e o poder de resolução de um microscópio óptico?

O poder de aumento é apenas a capacidade de ampliação da imagem vista ao microscópio. Porém, uma imagem pode estar ampliada 1000 vezes e parecer embaçada. É aí que entra o poder de resolução das lentes do microscópio: a resolução se refere à precisão da imagem focalizada (mais nítida ou menos nítida).