Porque os antipsicóticos atípicos produzem menos efeitos Extrapiramidais quando comparados aos antipsicóticos típicos?

Porque os antipsicóticos atípicos produzem menos efeitos Extrapiramidais quando comparados aos antipsicóticos típicos?

Os antipsicóticos atípicos sugiram com o intuito de minimizar os efeitos colaterais, principalmente efeitos extrapiramidais, que eram causados por antipsicóticos convencionais (clorpromazina, haloperidol), a atipicidade dos mesmos se dá ao fato de atuarem sobre receptores diferentes, com ação agonista ou antagonista, ...

Qual o efeito da clozapina?

As reações adversas mais graves com a Clozapina (substânca ativa) são agranulocitose, convulsões, efeitos cardiovasculares e febre. As reações adversas mais comuns são sonolência/sedação, tontura, taquicardia, constipação e hipersalivação.

Como age a clozapina?

A clozapina funciona predominantemente ligando-se e bloqueando o receptor D4 (ou receptor de dopamina) no cérebro. A clozapina também possui fraca atividade de ligação e de bloqueio nos receptores D1, D2, D3 e D5 no cérebro, bem como em outros receptores que potencialmente têm alguma contribuição para a sua eficácia.

Quanto tempo dura o efeito da clozapina?

Durante um ataque agudo de esquizofre- nia, o objetivo do tratamento é controlar os sintomas psicóticos positivos. Para a maioria dos pacientes que respondem rapidamente aos antipsicóticos, a melhora é observada em duas semanas, com o incremento ocorrendo em três ou quatro semanas, dependendo da dose.