Qual é a estrutura básica de uma partícula viral?

Qual é a estrutura básica de uma partícula viral?

Partícula viral é a estrutura molecular que constitui um vírus. Ela é composta basicamente por ácido nucléico e proteínas, mas adicionalmente podem conter lipídios e carboidratos. O material genético viral é composto por uma ou mais moléculas de ácido nucléico (DNA ou RNA).

Qual a composição do capsídeo viral?

Capsíde ou capsídeo é o invólucro de origem proteica dos vírus formado por proteínas e que protege e facilita sua proliferação, e além de proteger o ácido nucléico (DNA ou RNA e, em alguns casos raros, os dois tipos juntos), tem a capacidade de se combinar quimicamente com substâncias presentes na superfície celular.

O que é Envoltorio viral?

O envelope consiste principalmente em duas camadas de lipídios derivadas da membrana plasmática da célula hospedeira e em moléculas de proteínas virais, específicas para cada tipo de vírus, imersas nas camadas de lipídios. São as moléculas de proteínas virais que determinam qual tipo de célula o vírus irá infectar.

Quais são os tipos de genoma viral?

Um vírus possui genes de DNA ou RNA e é chamado de vírus de DNA ou vírus de RNA, respectivamente. A grande maioria possui genomas de RNA. Os vírus vegetais tendem a ter genomas de RNA de fita simples e os bacteriófagos tendem a ter genomas de DNA de fita dupla.

Qual das opções a seguir é um exemplo de vírus que provoca uma infecção crônica no paciente?

As infecções virais crônicas são caracterizadas pela transmissão viral contínua e prolongada; exemplos são a infecção congênita pelo vírus da rubéola ou por citomegalovírus e hepatite B ou C persistente. O HIV pode causar tanto infecções crônicas como latentes.

Como saber se o corte está infeccionado?

Sintomas de infecção

  1. Secreção amarelada, amarelo-esverdeada ou uma secreção com mau cheiro saindo de dentro da ferida.
  2. Piora da dor, inchaço ou vermelhidão na ferida ou na região em torno dela.
  3. Alguma mudança na cor ou tamanho da ferida.
  4. Manchas avermelhadas na pele em torno da ferida.
  5. Febre.

O que é infecção persistente?

Infecções persistentes As partículas infecciosas podem ser produzidas continua ou intermitentemente por meses ou anos. Existem três tipos de infecções persistentes: - Infecção crónica – o vírus é continuamente replicado e excretado. - Infecção de evolução lenta – caracteriza-se por longos períodos de incubação.

O que é infecção endodôntica?

As infecções endodônticas representam a principal causa de alterações pulpares e periapicais. A exposição do complexo dentina-polpa resultante de lesões cariosas ou traumáticas, representa a principal via de infecção do SCR.

O que se entende por infecção?

Infecção pode ser definida, de acordo com o Ministério da Saúde, como “penetração e desenvolvimento ou multiplicação de um agente infeccioso no organismo do homem ou de outro animal.” A infecção pode desencadear algumas manifestações clínicas, sendo, nesse caso, denominada de doença infecciosa.

Qual a diferença de inflamação e infecção?

A inflamação é a resposta do organismo a uma agressão, como cortes e batidas. Ela causa inchaço, vermelhidão e dor enquanto o corpo se esforça para reparar o local. No caso dos cortes, isso acontece com a formação da cicatriz. Já as infecções são causadas por agentes externos.