Quais são as principais características da filosofia nascente?

Quais são as principais características da filosofia nascente?

O pensamento filosófico em seu nascimento tinha como traços principais: tendência à racionalidade, isto é, a razão e somente a razão, com seus princípios e regras, é o critério da explicação de alguma coisa; ... Para os gregos, é uma lei universal do pensamento que a contradição indica erro ou falsidade.

Quais as principais características da filosofia socrática?

A filosofia de Sócrates era baseada no conceito da virtude, era bastante personalista, de modo que exigia que cada um agisse de acordo com a própria sabedoria e não aceitasse como verdades inquestionáveis a opinião dos outros, investigando por si só a natureza das coisas e era praticada na praça pública, a Ágora.

Em que se baseia a filosofia nascente?

A Filosofia surge como espanto diante da possibilidade de estranhar o mundo e concebê-lo de forma racional. Esse espanto impulsiona a busca da compreensão do ser enquanto algo natural e capaz de ser apreendido pelo Lógos (razão, discurso, palavra) humano.

Por que a filosofia nascente se torna uma ontologia?

Os primeiros filósofos ocupavam-se com a origem e a ordem do mundo, o kosmos, e a filosofia nascente era uma cosmologia. ... Com isto, a filosofia nascente tornou-se ontologia, isto é, conhecimento ou saber sobre o ser.

Quais são as principais etapas da Filosofia?

Lembre-se que a filosofia está dividida didaticamente em 4 períodos:

  • Filosofia Antiga.
  • Filosofia Medieval.
  • Filosofia Moderna.
  • Filosofia Contemporânea.

Quais são as partes da Filosofia?

Didaticamente, a filosofia divide-se em:

  • Epistemologia ou teoria do conhecimento: e o estudo do conhecimento em si.
  • Filosofia da ciência: estuda o que é a ciência, como essa diferencia de outras formas de conhecimento, o método científico, entre outros temas.
  • Ética: trata do certo e do errado, do bem e do mal.

Quais são as quatro fases da filosofia grega?

os quatros grandes períodos da filosofia grega, nos quais seus conteúdos mudam e se enrique são: Período pré-socrático ou Cosmológico; período socrático ou antropológico; Período sistemático e Período helenístico ou grego romano. Explique e caracterize cada um desses períodos.

Quais são os períodos da história da filosofia e quais são as suas principais características?

Período clássico ou socrático: houve uma ampliação dos temas, onde o principal era a indagação do homem. Esta era a época dos sofistas, de Sócrates, Platão e Aristóteles. Pós-socrático: preponderou o interesse pela física e pela ética. Surgiram correntes filosóficas do estoicismo, do hedonismo e do ceticismo.

Qual a história da filosofia?

A filosofia nasceu na Grécia antiga, no início do século VI a.C. Tales de Mileto é reconhecido como o primeiro filósofo, apesar disso, foi outro filósofo, Pitágoras, que cunhou o termo "filosofia", uma junção das palavras "philos" (amor) e "sophia" (conhecimento), que significa "amor ao conhecimento".

Como a filosofia tem uma história?

Sim, a filosofia possui história. Pois, se ela não tivesse história não seria possível ter sido propagada até os dias atuais. Outra prova, seria a evolução que a filosofia sofreu de forma a instaurar uma nova maneira de se pensar na sociedade, visto que se não tivesse a história não seria possível narrar essa evolução.