Quem quer passar além do Bojador tem que passar além da dor?

Quem quer passar além do Bojador tem que passar além da dor?

Tudo vale a pena Se a alma não é pequena. Quem quer passar além do Bojador Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu. (Disponível em http://www.jornaldepoesia.jor.br/fpesso03.html.)

Qual é o assunto tratado por ele nesses versos?

Resposta: Qual o assunto tratado por ele nesses versos? Trata da expansão marítima portuguesa e o papel pioneiro de Portugal nas grandes navegações a custo de muitas vidas dos marinheiros, de sofrimento de suas famílias (mães, filhos, e noivas).

O que o oceano o poeta se refere quando diz mar salgado?

Ou seja no Oceano Atlântico que a seguir é chamado de “mar salgado”. Em que um certomomento quis dizer que muitos homens morreram nas viagens que conduziram à conquista do Atlântico pelos portugueses. Os versos a seguir são de Fernando Pessoa (1888-1935), um dos maiores poetas portugueses de todos os tempos.

Porque o poeta associa o sal do mar com as lágrimas de Portugal?

Resposta. Explicação: As lágrimas dos familiares das famílias portuguesas que foram em busca de novas terras para o domínio de Portugal.

Por que Portugal foi o pioneiro no processo das grandes navegações?

Pioneirismo português Lisboa era um grande centro comercial no século XV. ... O acúmulo de conhecimento náutico e o desenvolvimento de novas tecnologias possibilitaram que as Grandes Navegações iniciassem-se no século XV, e os portugueses são considerados os pioneiros nesse processo.

Qual interesse de Fernando Pessoa pela astrologia?

Sabia que o complexo e multifacetado escritor português, Fernando Pessoa, tinha interesse pela publicidade e, também, pela astrologia? ... O seu interesse era tão profundo que, mesmo um conhecido astrólogo como Paulo Cardoso, definiu Fernando Pessoa como um bom astrólogo.