O que foi o período do Renascimento?

O que foi o período do Renascimento?

Renascimento, ou Renascimento Cultural, é o período da História europeia em que houve a retomada de temas, ideais e técnicas utilizadas durante a Antiguidade greco-romana, nos campos da arte, da ciência e da filosofia.

Em que outras regiões da Europa além da Itália houve manifestação do renascimento?

Além da Itália houve um forte movimento renascentista nos Países Baixos, em que desenvolveram-se, baseados nos ideais do renascimento, novas modalidades de conceber a arte, assim como nova formas de compreender a política.

Como ocorreu o renascimento em outras regiões da Europa?

O Renascimento surgiu nas Repúblicas Mercantis Italianas, de onde eram oriundos os principais mestres renascentistas (da Vinci e Michelangelo, por exemplo) e influenciou o surgimento de movimentos semelhantes nos Países Baixos, no Reino Unido, na França e na Península Ibérica.

Porque o renascimento atingiu outros países da Europa?

No decorrer do século XVI a cultura renascentista expandiu-se para outros países da Europa Ocidental e para que isso ocorresse contribuíram as guerras e invasões vividas pela Itália. ... Outro fator fundamental para a crise do Renascimento italiano foi a Reforma Religiosa e principalmente a Contra Reforma.

Quais foram as principais causas do renascimento?

O renascimento, movimento cultural surgido na Itália, teve como causas principais as mudanças econômicas ocorridas na região, que era dominada pelas repúblicas mercantis, e pela reação cultural contra o que era visto como excesso de dogmatismo por parte da Igreja, propondo a recuperação dos valores clássicos greco- ...

Quais foram as causas e características do Renascimento italiano?

As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV. As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.

Como surge o Teatro Renault?

Teatro Renault (antigo Teatro Paramount e antigo Teatro Abril) é um teatro brasileiro que foi inaugurado em 1929, incendiado em 1969, reformado em 2000 e reinaugurado em 2001. Localiza-se na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, na cidade de São Paulo.

Onde como e a partir de que o teatro surgiu?

A história do teatro teve início na Grécia Antiga, em torno do século VI a.C. Nessa época, eram realizados rituais em louvor ao deus mitológico Dionísio, divindade relacionada à fertilidade, vinho e diversão. Assim, o teatro surge nesse contexto e em consequência dessas festas.

Onde e como surgiu o teatro ocidental?

Sempre abrir. O teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas em homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho, do teatro e da fertilidade. ... Este homem chamava-se Téspis, considerado o primeiro ator da história do teatro ocidental.

Como foi o desenvolvimento do teatro ocidental?

O teatro caracteristicamente romano só veio a se desenvolver no século III a.C. e seu período mais fecundo se iniciou no século II a.C., dominado pelas comédias de Plauto e Terêncio, que consistiam em adaptações da nova comédia grega. ... Com a queda do Império romano, o teatro clássico decaiu no Ocidente.

Onde surgiu o primeiro edifício teatral fechado do mundo ocidental?

Em 1583, sobre a influência do Renascimento, surgiu o primeiro edifício teatral fechado do mundo ocidental, na cidade de Vicenza (Itália) com o nome de Teatro Olímpico, executado por Andrea Palladio. Inspirado no teatro romano, foi construído dentro de uma fortaleza medieval.