O que é objeto jurídico no Direito Penal?

O que é objeto jurídico no Direito Penal?

Objeto jurídico é o bem jurídico, isto é, o interesse ou valor protegido pela normal penal. No art. 121 do Código Penal, a título ilustrativo, a objetividade jurídica recai na vida humana. Objeto material, de seu turno é a pessoa ou a coisa que suporta a conduta criminosa.

Como pode ser definido o direito penal?

O Direito Penal é o segmento do Direito Público que regula o poder punitivo do Estado. Ele detém a competência de selecionar as condutas humanas que são consideradas indesejadas, possuidoras de certa gravidade e reprovação social, e capazes de colocar em risco a convivência em sociedade.

Em que consiste a fragmentariedade do Direito Penal explique a razão dele ser a ultima ratio?

Fragmentariedade: O direito penal só deve se ocupar com ofensas realmente graves aos bens jurídicos protegidos. Entende-se que devem ser tidas como atípicas as ofensas mínimas ao bem jurídico. ... Não há tipicidade material.

O que significa o caráter fragmentário do Direito Penal?

O caráter fragmentário do Direito Penal significa, que uma vez escolhidos aqueles bens fundamentais, comprovada a lesividade e a inadequação das condutas que os ofendem, esses bens passarão a fazer parte...

O que é ratio no direito?

No âmbito jurídico, a palavra ratio, usada em expressões como ratio legis ou ratio juris , tem o sentido de razão; razão da lei, razão do direito.

Quais são os princípios utilizados para resolver um conflito aparente de normas no direito penal?

Os princípios que solucionam o conflito aparente de normas, segundo a doutrina penal são: o da especialidade, o da subsidiariedade, o da consunção e o da alternatividade.

Como é aplicado o princípio da especialidade na solução do conflito aparente de normas?

O Princípio da Especialidade, majoritariamente, para os doutrinadores é o mais importante dos princípios utilizados para sanar o conflito aparente de normas penais. ... Entre uma norma e outra, o fato é enquadrado na norma que tem algo a mais. Com isso, o tipo penal visto como especial derroga a lei geral.

Qual é a solução para a antinomia real?

Já as antinomias reais são conflitos entre normas que não são resolvidos com a utilização dos referidos critérios. A solução de uma antinomia real é feita pelo intérprete autêntico, com a utilização da analogia, dos costumes, dos princípios gerais de Direito e da doutrina, nos termos do art.