O que é currículo crítico?

O que é currículo crítico?

De acordo com Silva (2002), a teoria crítica do currículo busca compreender o que faz o currículo, objetivando questionar as formas dominantes de conhecimento. Desse modo, ao realizar críticas, considera-se Page 12 96 que o currículo está intimamente interligado a questões de poder, não sendo, portanto, neutro.

O que Walter Benjamin defendia?

Em seu famoso ensaio “A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica” Benjamin explica que a produção artística é rodeada por uma “aura”. Ela simboliza a singularidade da própria obra. ... Assim, ele acreditava que este seria um caminho possível para o contato das massas com a arte.

O que é teoria tradicional do currículo?

Segundo Silva (2009), a teoria tradicional de currículo busca a neutralidade, tendo como escopo principal promover a identificação dos objetivos da educação escolarizada, formando o trabalhador especializado ou, proporcionando uma educação geral e acadêmica.

O que é uma teoria de currículo?

As teorias curriculares versam sobre a função e as perspectivas do currículo no contexto educacional. Elas dividem-se em tradicionais, críticas e pós-críticas. ... Dessa forma, podemos distinguir três notórias teorias curriculares: as tradicionais, as críticas e as pós-críticas.

O que é currículo e capitalismo?

Visa a investigação do currículo como construção histórico-cultural. Focaliza a conexão entre as teorizações sobre currículo e as buscas de saídas das crises de acumulação do capital, ao longo da história. ... A produção teórica no campo do currículo expressa o embate de posições antagônicas na sociedade capitalista.