Quais os recursos cabíveis no Juizado Especial da Fazenda Pública?

Quais os recursos cabíveis no Juizado Especial da Fazenda Pública?

Enfim, aos Juizados Especiais da Fazenda Pública podem ser interpostos o recurso (inominado) contra sentença (art. 41 da Lei nº 9.

Qual o teto do Juizado Especial da Fazenda Pública?

Art. 2o É de competência dos Juizados Especiais da Fazenda Pública processar, conciliar e julgar causas cíveis de interesse dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, até o valor de 60 (sessenta) salários mínimos.

Tem custas no Juizado Especial da Fazenda Pública?

HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS NO ÂMBITO DO JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA. ... Não há que se falar em condenação ao pagamento de custas processuais e honorários advocaticios pelo juízo singular no âmbito do Juizado Especial da Fazenda Pública, nos termos do art. 55 da Lei nº. 9.

Quem representa a Fazenda Pública em juízo?

Em outras palavras, a Fazenda Pública se faz presente em juízo por seus procuradores. Já se vê que, uma vez investido no cargo ou função, o procurador público adquire a representação (leia-se presentação) da Fazenda Pública, estando incluídos nessa presentação os poderes gerais para o foro.

Quem faz parte da Fazenda Pública?

A denominação Fazenda Pública em verdade diz respeito às Pessoas Jurídicas de Direito Público, quais sejam, a União, o Estado, o Distrito Federal e os Municípios, em nível de Administração Pública Direta e às Autarquias e Fundações Públicas, em nível de Administração Pública Indireta, quando presentes em ações ...

Quem representa o Estado em juízo?

A Procuradoria-Geral do Estado, subordinada ao Gabinete do Governador, é a Instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa o Estado judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e ...

Quem representa a Fazenda Pública Municipal?

Quem representa os Municípios em juízo? Os Municípios, nos termos do artigo 182 do CPC, são representados em juízo pela Advocacia Pública. Contudo, o artigo 75, III, do CPC, dispõe que o Município será representado em juízo, ativa e passivamente, por seu prefeito ou procurador.

Qual das pessoas jurídicas seguintes não se enquadra no conceito legal de Fazenda Pública?

À evidência, estão excluídos do conceito de Fazenda Pública as sociedades de economia mista e as empresas públicas. Embora integrem a Administração Pública indireta, não ostentam natureza de direito público, revestindo-se da condição de pessoa jurídica de direito privado, a cujo regime estão subordinadas.

Por que o nome Fazenda Pública?

Denominação apareceu pela primeira vez no século 19 Porque, além de significar “propriedade rural”, o termo “fazenda” também quer dizer “tesouro público” em português. ... No Brasil, o termo foi usado pela primeira vez em 1821, com a criação da Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda.

O que quer dizer autos entregues à Fazenda Pública?

AUTOS ENTREGUES EM CARGA AO FAZENDA PÚBLICA ESTADUAL Significa que o processo foi entregue ao procurador do Estado para fins de estudo. O prazo para a devolução do processo é, normalmente, de 05 dias.

O que significa mandado devolvido e entregue ao destinatário?

Significa que o Oficial de Justiça não cumpriu o ato judicial determinado em decisão (mandado) e o devolveu a Coordenadoria, que enviá-lo-á à Vara.

O que significa decorrido prazo de PGE?

Decorrido o prazo, extingue-se, independentemente de declaração judicial, o direito de praticar o ato, ficando salvo, porém, à parte provar que o não realizou por justa causa.

O que é um requerente externo?

Requerente é o indivíduo que faz um requerimento, ou seja, solicita algo a alguém. O requerido é a pessoa para quem o requerimento é destinado, sendo também a qualidade daquilo que foi solicitado. ... Já o réu é a pessoa que deverá responder por um crime ou delito, sendo o polo passivo do processo judicial.

O que significa nome do requerente?

O requerente é a parte que faz um requerimento, aquele que solicita algo a alguém. O termo é utilizado, geralmente, quando se trata de um pedido destinado a alguma autoridade judicial. O pedido precisa estar presente em um documento, que recebe o nome de requerimento.