O que é microangiopatia ou Gliose?

O que é microangiopatia ou Gliose?

Gliose ou microangiopatia são os termos usados para descrever as pequenas manchas brancas na substância branca do nosso cérebro, que podem ocorrer em alguns indivíduos, sobretudo naqueles com histórico de doenças crônicas, como doença renal, hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, ou aqueles que tenham sido ...

Como a massa encefálica está relacionada com a idade?

Fisicamente falando, durante o envelhecimento, o cérebro apresenta as seguintes modificações: Menor massa cerebral. A partir da quinta década de vida, o cérebro passa a perder aproximadamente 4,5 gramas por ano. Ou seja, com 100 anos, é normal perder mais ou menos 20% da massa cerebral.

O que causa diminuição do cérebro?

Atrofia cerebral pode ocorrer devido a lesão do cérebro, como no caso de acidente vascular cerebral, ou a uma doença neurológica, tal como a doença de Alzheimer, paralisia cerebral, ou a doença de Huntington. Infecções do cérebro pode também conduzir à morte de células cerebrais e atrofia cerebral.

Quando o cérebro diminui?

Atrofia cerebral é uma condição caracterizada pela diminuição do cérebro que afeta uma parte ou a totalidade do órgão. A redução de seu volume ocorre devido à morte parcial de suas células – os neurônios –, acometendo assim suas capacidades para executar atividades do dia a dia, de memória e aprendizagem.

Qual a diferença do Alzheimer e da demência?

Entretanto, a Doença de Alzheimer (DA) é marcada pelo distúrbio cognitivo relacionado à memória, principalmente a memória episódica. Enquanto que a demência vascular tem maior comprometimento da função executiva e tendem a ter melhor aprendizado verbal e recordação.