adplus-dvertising

Quais são as fases da meiose e mitose?

Quais são as fases da meiose e mitose?

As primeiras etapas são chamadas prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I. Após o término da primeira divisão, começam a prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II, sendo que nesta etapa as células filhas são haploides.

O que ocorre nas fases da meiose?

A meiose é um tipo de divisão celular reducional, pois gera células-filhas com metade do número de cromossomos. ... Podemos dividir a meiose em duas etapas: divisão I e divisão II. Cada uma das duas etapas é dividida em quatro fases. Na meiose I, temos a prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I.

Como ocorre a variação genética?

A variabilidade genética é conseguida, principalmente, quando um processo de mutação leva ao surgimento de novos alelos. A mutação leva a mudanças na sequência de nucleotídeos que compõem o DNA, e, mesmo que essas mudanças afetem apenas uma base em um gene, os impactos no indivíduo podem ser significativos.

Como explicar a variação de características dentro de uma população?

A quantidade de variação genética em uma população depende da informação genética presente nela, que é uma função dos tipos de alelos em todos os loci, suas frequências entre os indivíduos e suas combinações características em genótipos é que confere a gama de variações da população.

O que é mutação e como ela está associada a variação genética?

A mutação é uma mudança no DNA que pode ser benéfica ou não para o organismo ou ainda não causar nenhum dano ou vantagem. O termo mutação diz respeito às mudanças no material genético, o que constitui a principal fonte de variação genética existente.

Em qual molécula ocorre as modificações que é transmitida aos descendentes?

Na mutação gênica ocorre a alteração de um trecho da molécula de DNA, levando a uma modificação na proteína sintetizada, como ocorre em uma doença conhecida como anemia falciforme.

Quais são os tipos de mutações genéticas que existem?

As mutações gênicas são mudanças ocasionais que ocorrem nos genes, ou seja, é o procedimento pelo qual um gene sofre uma mudança estrutural. As mutações envolvem a adição, eliminação ou substituição de um ou poucos nucleotídeos da fita de DNA.

O que quer dizer mutações herdadas?

Chamamos mutações herdadas às alterações que recebemos dos nossos pais. Às alterações que surgem num indivíduo sem que nenhum dos seus progenitores apresente a mesma alteração, chamamos mutações de novo. As mutações podem ocorrer a três níveis diferentes: 1.

Quando uma mutação ocorre com a alteração na sequência de nucleotídeos?

Adição ou perda: quando a mutação gênica ocorre por adição ou perda de bases ela modifica o código genético e define uma nova sequência de bases. Como consequência, esta nova sequência poderá modificar o tipo de aminoácido presente na cadeia proteica, alterando a função da proteína ou inativando a expressão fenotípica.